OPINIÃO

O que é tendinite e qual a diferença entre ela e bursite?

 “O prudente antevê o perigo e toma precauções; o ingênuo avança às cegas e sofre as consequências.” (Provérbios: 27. 12) Tendão é uma fibra que uni o músculo ao osso e funciona como se fosse uma corda. A tendinite é uma lesão no tendão, provocando dor e edema (inchaço) na região lesionada. Essa doença ocorre mais nos ombros, pulsos, joelhos e tornozelos e pode impossibilitar a movimentação das articulações.

Há que ficar explicito que bursite e tendinite não são as mesmas doenças. A bursite é a inflamação das bursas, ou seja, bolsas cheias de líquido funcionando como se fosse almofadinhas. Elas protegem os tecidos que ficam ao redor das articulações, evitando o atrito entre duas estruturas: tendão e osso. Elas também auxiliam no movimento do nosso corpo e protegem o relevo ósseo. As tendinites atingem regiões diferentes uma das outras e elas são as seguintes: tendinite de ombro (manguito rotador), que é a inflamação do tendão do ombro. Causando dores muito fortes e dificuldade para a pessoa fazer movimentos.

Existe ainda a tendinite no joelho ou tendinite patelar e como exemplo é possível ainda citar a tendinite no pé, denominada tendinite do tendão de Aquiles, o qual interliga o tendão do calcanhar à panturrilha (batata da perna). A dor dessa doença afeta pessoas obesas e que sempre usam sapatos de salto alto.

As tendinites do punho (pulso) pode causar dormência, formigamento, rigidez e dor aos movimentos. Outro tipo de tendinite é a do braço que pode ocorrer, em quem toca instrumentos musicais. Essa tendinite traz dificuldade à pessoa para segurar objetos pesados.

Tendinite de Quervain é a inflamação do tendão do dedo polegar, o qual liga o polegar ao punho. Já a tendinite calcária ocorre no ombro, devido um depósito de cálcio no tendão. Nessa tendinite há sintomas de dores leves e desconforto. A tendinite do cotovelo (epicondilite) lateral ou medial é a tendinite de tenista. Ela causa dores fortes aos movimentos do braço. Apesar de ter origem no cotovelo, pode ocasionar fraqueza do braço todo.

O tratamento das várias tendinites é realizado por médico ortopedista e quando elas são tratadas logo, e corretamente, essa enfermidade tem chance de ser curada. Nos casos graves, o médico ortopedista pode indicar cirurgia.

Marlene de Andrade Médica formada pela UFF Curso de doenças psiquiátricas/HFA Título em Medicina do Trabalho/ANAMT Perita em Tráfego/ABRAMET Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL CRM-RR 339 RQE 341.