OPINIÃO

O PIBID e a sua importância para o incentivo à prática docente

José Victor Dornelles Mattioni[1]

Imagine você ser um estudante de um curso de licenciatura, lecionar e, receber uma bolsa para elaborar projetos e executá-los em sala de aula? Por este motivo, os professores e acadêmicos do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual de Roraima que estavam cadastrados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) celebram as execuções de projetos em escolas de educação básica de Boa Vista. 

De acordo com a coordenadora do PIBID/História e docente do curso de História, profª Dr. Maria José dos Santos avalia como o programa é importante para aproximar o ensino superior da educação básica: 

“O Pibid é um projeto fundamental para a formação profissional e a permanência dos estudantes das licenciaturas em todo Brasil, pois ele proporciona a integração entre a universidade e a escola, e possibilita a produção da pesquisa e do conhecimento metodológico na formação”, destaca Maria.

Os acadêmicos estavam lotados em 2 escolas do município de Boa Vista: Escola estadual Oswaldo Cruz e escola estadual Ana Libória. Por meio de encontros semanais, os estudantes participaram de oficinas, palestras, leituras e atividades de observação e regências sob a supervisão dos professores Alfredo Clodomir Rolins de Souza, e Victor Mattioni.

Na opinião de acadêmica de História, Emília Coely Leal Leite, o envolvimento com o PIBID a motivou a participar novamente de atividades nas escolas:

“Participar do PIBID foi uma oportunidade real sobre o que é uma sala de aula e quais os desafios eu terei quando for ministrar aulas. Com os estudantes, eu busco entender o que eles desejam para o futuro. Como estudante de Licenciatura em História, é um desafio, pois foi diferente de tudo que fiz como profissional; estou descobrindo um novo mundo”, destaca Leite, ex-funcionária da Receita Federal do Brasil e graduada em Comunicação social

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Estudando pela primeira vez no ensino superior, a acadêmica Kalyne Fernandes destaca que os encontros e leituras para trabalhar o componente curricular História a ensinou a respeito de diversos assuntos: “Foi uma experiência muito significativa para mim. Aprendi a elaborar aulas; aprendi que cada turma é diferente e, como é necessário estudar para conseguir apresentar uma boa aula, descobri novas produções a respeito da região norte”, cita Fernandes.

Para a coordenadora pedagógica da escola estadual Oswaldo Cruz, Gisele Sandra, a presença do PIBID na escola motiva a execução de trabalhos junto com os estudantes da educação básica: “É um programa que pode auxiliar muito os professores das áreas específicas em vossas aulas, bem como preparar os futuros professores. Conhecendo a realidade da sala de aula. Além disso, os alunos podem desenvolver mais e atividades que podem surgir como mecanismo de aprendizagem aos discentes”, destaca Sandra.

Atuando como um dos supervisores, o professor Alfredo Rolins, ficou alegre com os aprendizados que o programa proporcionou a toda a equipe.

“Foi uma alegria ter sido contemplado com as atividades de supervisor deste importante programa que desperta para a valorização de práticas docentes, sempre com vistas para uma educação de qualidade para todos”, destaca Rolins.

Neste ano letivo participaram os seguintes acadêmicos: Kalyne Fernandes de Sousa, Michael Douglas, Emília Leal Leite, Kennedy Lorran, Yasmin Nicole, Fernanda de Sousa Nascimento, Bruna Sá, Antonio Donizete Silva dos Santos, Gustavo Ruppel, Kennedy Schaible, Ricardo da Silva Vieira dos Prazeres, Carmem da Silva Ribeiro.

Este texto é dedicado a todos os professores, estudantes e famílias que valorizam as práticas docentes e a importância de uma educação de qualidade como forma de amor e bem comum ao próximo.

Sobre o PIBID: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.

O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

Para outras informações, acesse o site https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid/pibid


[1] Professor de História – [email protected]