Cotidiano

Você na Folha debate os cuidados da população na compra de alimentos

A equipe da Folha foi às ruas para saber se a população já comprou alimentos que estavam com a data de validade vencida e inadequados para o consumo? O que fez ao perceber?

Vinicius Souza (Foto:  Nilzete Franco/Folha BV)


“Ainda não aconteceu comigo, mas aconteceu com minha mãe. Alguns dias atrás ela comprou um pão integral para mim e, ao chegar em casa, notou que estava com mofo, tivemos que voltar no estabelecimento para trocar o produto. Acredito que os mercados deveriam se policiar nesse sentido para evitar que os clientes sofram esse tipo de transtorno”, Vinicius Souza, 20 anos, motoboy.  

Iolanda Teixeira (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

“Já aconteceu comigo, e a única coisa que fiz foi jogar fora. Não voltei no mercado para trocar de produto, pois minha casa era distante do local. Acho que deveria haver uma fiscalização melhor nos supermercados. Acontece que às vezes, por alguma razão, as pessoas não podem voltar para trocar o item, como foi o meu caso”, Iolanda Teixeira, 67 anos, aposentada.

Jucileide Lindoso (Nilzete Franco/Folha BV)

“Já passei por isso, e tive que jogar o produto no lixo. Eu poderia ter voltado para devolver, mas minha casa era longe, e eu gastaria bem mais para voltar no local para efetuar a troca. Uma coisa que me deixa enojada é o fato de alguns supermercados congelarem e descongelarem produtos frios, como o espeto de frango. Acho que deveria existir um fiscal, para analisar as ilhas dentro do supermercado. Sempre que encontro um produto vencido, chamo o gerente e mostro para ele, no entanto, não sei se trocam, ou mantêm os produtos ainda à mostra”, Jucileide Lindoso, 43 anos, cozinheira.

Marcelo Fernandes (Nilzete Franco/Folha BV)

“Quando isso acontece comigo, volto imediatamente no local onde efetuei a compra, mostro a nota fiscal e realizo a troca do produto. Acredito que uma gestão de setores dentro do estabelecimento ajudaria a diminuir os transtornos causados ao consumidor. Penso que teria que haver uma equipe de controle, de entrada e saída de produto, responsável tanto pelo estoque, quanto pelas prateleiras. Deveriam vender conforme a data de vencimento de cada produto, ou seja, o que for vencer primeiro, deve sair primeiro”, Marcelo Fernandes, 29 anos, logístico.

Gilson Teixeira (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

“Nunca cheguei a levar para casa, pois sempre noto a data de validade, no entanto, já encontrei produtos vencidos nas prateleiras de alguns supermercados. Geralmente vejo produtos próximo do dia de vencimento com preços baixos, no sentido de atrair o cliente. Levo para casa apenas se for utilizar o produto o quanto antes, caso contrário, apenas chamo a atenção do gerente do local. Acredito que os próprios funcionários deveriam checar o prazo de validade de cada produto”, Gilson Teixeira, 35 anos, professor.

Alzira da Silva (Nilzete Franco/Folha BV)

“Ainda não aconteceu comigo, pois presto atenção na data de vencimento. Quando vejo algum item vencido, falo imediatamente com o gerente, e mostro que na prateleira de seu estabelecimento têm produtos estragados. Eu particularmente acho que deveria existir uma fiscalização maior com relação a cada mercadoria que está nas prateleiras”, Alzira da Silva, 46 anos, autônoma.