Cotidiano

Venezuelanos são levados para cidade de Balneário Camboriú

Com mais uma etapa concluída, sobe para 2.672 o número de imigrantes interiorizados pelo Governo Federal

O Exército Brasileiro, por meio da Força-Tarefa Logística Humanitária, realizou na manhã desta quinta-feira, 11, mais uma etapa do processo de interiorização de venezuelanos. Com mais esta etapa, a 12ª nos cálculos do Governo Federal, sobe para 2.672 o número de imigrantes interiorizados no país.

Os trabalhos desta nova etapa foram iniciados por volta das 4h. Do Rondon 2, abrigo localizado no bairro 13 de Setembro, eles seguiram em direção ao Aeroporto Internacional de Boa Vista no início das 7h, e  a aeronave (Boing 767 da FAB) que transportou os venezuelanos para a cidade de Balneário Camboriú (SC) decolou às 8h20.

De acordo com a Casa Civil da Presidência da República, os imigrantes serão acolhidos na cidade catarinense pela Igreja Embaixada do Reino de Deus. Além da moradia, os voluntários serão apadrinhados pela entidade por um período de três meses.

SELEÇÃO – A seleção dos voluntários é feita pelo escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), entidade parceira do Exército nas atividades humanitárias nos abrigos. Além de orientações sobre o processo, os imigrantes também passam por regularização documental e ações de imunização.

ENVIOS POR CIDADES – Dos 2.672 envios realizados, 461 foram encaminhados para São Paulo (SP); 430 para Manaus (AM); 309 para Canoas (RS); 220 para Balneário Camboriú (SC), 195 para Porto Alegre (RS); 143 para Cuiabá (MT); 132 para o Rio de Janeiro (RJ); 113 para João Pessoa (PB); 98 para Esteio (RS); 90 para Curitiba (PR); 83 para Brasília (DF); 80 para Cachoeirinha (RS); 69 para Recife (PE); 61 para Goioerê (PR); 60 para Caicó (RN); 52 para Chapada (RS); 33 Igarassu (PE); 17 para Conde (PB); e 16 para Guarulhos (SP).   

NOVO ABRIGO – Ainda este mês, o Exército deve concluir a construção do Rondon 3, abrigo que está sendo montado no bairro 13 de Setembro. A estrutura de acolhimento será a mesma dos abrigos 1 e 2, situadas também no mesmo bairro, com capacidade para até 600 pessoas.