UFRR e IFRR irão sabatinar candidatos ao Governo

Sorteio foi realizado ontem, na presença de assessores dos candidatos

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Federal de Roraima (IFRR) realizarão uma sabatina com os cinco candidatos ao Governo do Estado. O evento será mediado por professores das duas instituições que direcionarão perguntas aos candidatos.

O evento acontece dia 1° de outubro, a partir das 18h30, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF). Essa data foi confirmada na manhã de ontem, 11, em reunião da comissão organizadora com os assessores dos candidatos. Na ocasião, foram repassadas instruções de como será a sabatina, realizado o sorteio da ordem de fala dos candidatos e assinados os termos de compromisso.

De acordo com sorteio feito pelo reitor da UFRR, professor Jefferson Fernandes, o primeiro candidato a ser sabatinado será Fábio Almeida, às 18h30.

Posteriormente, será a vez de Suely Campos, às 19 horas, seguida de Telmário Mota, às 19h30, Anchieta Júnior, às 20 horas, e Antônio Denarium, às 20h30.

Fernandes destacou o papel da união das instituições no incentivo à realização de evento dessa categoria.

“É papel das universidades criar espaços democráticos para o debate qualificado de ideias. Sairemos mais fortalecidos e quem ganha é a democracia”, disse.

A reitora do IFRR, professora Sandra Mara Botelho, também enfatizou a importância da integração das duas instituições de educação federais, considerando a missão conjunta de preparação de profissionais para o mercado de trabalho e de formadores de opinião.

“Além disso, acreditamos que a sabatina vai oferecer às comunidades interna e externa oportunidade de conhecer melhor o plano de governo e o pensamento de cada candidato para o desenvolvimento de Roraima”, complementou.

Durante a sabatina, os cinco candidatos ao cargo de governador do estado irão responder perguntas sobre saúde, educação, gestão pública, desenvolvimento regional e segurança pública. Todos esses temas abrangem a interface temática “questão migratória”.

Será disponibilizado, de 14 a 25 de setembro, nos sites do IFRR e da UFRR, formulário eletrônico para que o público em geral possa encaminhar sugestões de perguntas sobre os temas preestabelecidos. Os candidatos não terão acesso prévio a elas. (F.A)