Polícia

Túnel de 50 metros é localizado nas dependências da Pamc

Mais um túnel foi encontrado na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), o 16º somente este ano divulgado pelas forças de segurança. No entanto, o número de escavações pode ser bem maior. Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Companhia Independente de Policiamento de Guarda (CIPG) e agentes penitenciários participaram da operação para descoberta e destruição do túnel, iniciada por volta das 8h dessa terça-feira, 6.

Segundo as informações do Comando de Policiamento da Capital (CPC), desde o domingo, 4, havia a informação de que um túnel estava sendo escavado pelos detentos, mas somente na manhã de ontem, quando a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) disponibilizou os recursos materiais, as equipes entraram no perímetro do presídio, fizeram a contenção dos presos nas alas e o túnel foi localizado.

Conforme a Polícia, o buraco iniciava na ala 6 da Pamc, onde estão presos do regime fechado, tinha em torno de quatro metros de profundidade e 50 metros de extensão, pronto para servir de rota de fuga. O comandante do CPC, coronel Elias Santana, destacou o êxito da operação que resultou na localização e na destruição do túnel. Além disso, o coronel ressaltou o apoio dos alunos dos cursos de formação da Academia de Polícia Integrada (CPI).

Uma retroescavadeira foi usada para abrir o túnel e soterrá-lo e a ação foi encerrada por volta das 12h30 de ontem. Com o plano frustrado, a possibilidade de uma nova fuga em massa foi interrompida.

SEJUC – A Secretaria de Justiça e Cidadania informou em nota que, ainda que em uma ação de prevenção, a Sejuc, por meio de uma força-tarefa, montada com equipes de Policiais Militares e agentes penitenciários, encontraram um túnel com início na última cela da ala 6 da Pamc. O túnel foi concretado e não houve registro de fuga.

A reportagem da Folha questionou se os presos envolvidos na escavação foram identificados e se eles seriam penalizados pela prática delituosa, mas não obtivemos respostas da Sejuc. (J.B)