Cotidiano

Sesau afirma que exames são encaminhados diretamente para o médico

Os resultados dos exames ficam prontos em até 3h após a realização da coleta.

Sobre a denuncia em que um professor reclamou sobre a demora na entrega de exames, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) esclareceu que quando os resultados dos exames ficam prontos, eles são encaminhados em forma digital para o computador do médico, com quem a paciente deve retornar, e caso julgue necessário, o médico solicita a versão impressa.

Os resultados dos exames ficam prontos em até 3h após a realização da coleta.

“Quanto ao atendimento ressaltamos que as unidades de saúde estaduais realizam as consultas  seguindo o Protocolo de Manchester, que é um sistema de classificação de pacientes por meio de pulseiras com cores diferentes, que permitem definir qual a situação de cada um, resultando num atendimento mais rápido conforme a gravidade de cada caso. Esse Protocolo é preconizado pelo MS (Ministério da Saúde) nas Unidades de Saúde de todo o país”, esclareceu. 

Os casos não urgentes são classificados na cor AZUL, e podem aguardar até 4 horas para atendimento, ou serem encaminhados para outros serviços de saúde. A cor VERDE classifica os casos pouco urgentes, que podem aguardar até duas horas. Os casos urgentes são classificados na cor AMARELA e podem aguardar até 50 minutos. A cor LARANJA é dos casos muito urgentes, com tempo de espera de no máximo dez minutos. E por fim, a cor VERMELHA é de atendimento imediato.

A paciente em questão deu entrada no PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) duas vezes, a primeira às 15h29, onde foi feita uma avaliação e com base nos relatos dos sintomas a equipe técnica a classificou como verde, após o atendimento médico, ela foi encaminhada para ser medicada e para a realização da coleta, está última realizada às 16h14, ou seja, o tempo de espera foi de 45 minutos, abaixo do limite de espera do Protocolo que nesses casos que é de 2h.

A segunda entrada ocorreu às 19h29, e recebeu novamente a classificação verde, com o retorno com o médico tendo sido feito as 22h02, nesse caso, houve uma espera de 30 minutos a mais do que o preconizado que ocorreu devido a um aumento repentino no número de entradas na unidade naquele horário.

Ressaltamos que o PACS é uma unidade de Urgência e Emergência, ou seja, uma unidade cujo objetivo maior é atender aos pacientes classificados com as cores amarela, laranja e vermelha, que são mais urgentes e serão priorizados.

A unidade não se nega a entender os casos com classificação azul e verde, no entanto a indicação é que esses pacientes procurem pelos Postos de Saúde.