Cotidiano

Seminário na UFRR aborda cooperação internacional na qualificação acadêmica

A possibilidade de estudar em uma universidade estrangeira pode parecer algo distante da realidade para muitos, mas para mudar esse tipo de pensamento, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) realiza o 3º Seminário de Internacionalização a partir de hoje, 29.

De acordo com a organização, o seminário pretende estimular alunos, técnicos e professores a participarem das ações de internacionalização da UFRR, além de divulgar para a comunidade acadêmica os programas de intercâmbio promovidos pela instituição e as possibilidades de qualificação disponíveis por meio de convênios internacionais.

“O seminário busca ainda a expansão das redes de cooperação acadêmica internacional e as trocas de experiências entre alunos brasileiros e alunos de diversas nacionalidades presentes na universidade”, completou a UFRR.

O evento acontece no campus Paricarana da UFRR até a sexta-feira, 31, com uma programação com workshops, palestras, roda de conversas e mesa redonda da manhã até a noite. As atividades serão realizadas no auditório Alexandre Borges, do Centro de Ciências Humanas (CCH), do Colégio de Aplicação e Salão Nobre da Reitoria.

Entre os assuntos que serão abordados estão “Português como língua não materna: identidade, Interculturalidade e poder econômico”, “Boas práticas de Internacionalização em tempos de crise política e econômica”, “Abordagens de ensino de português como língua estrangeira”, “Mobilidade internacional discente”, “Publicações internacionais: Desafios e Ferramenta” e “Diferencial e Potencialidades da UFRR no Contexto Amazônico de Internacionalização do Ensino Superior”.

O fluxo migratório venezuelano também será abordado na mesa redonda “Migração, Segurança e Fronteira” com especialistas que pesquisam a evasão de estrangeiros ao Brasil e que atuam diretamente com os refugiados em ações sociais.

O seminário reúne palestrantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Brasília (UNB), Ministério da Educação (MEC), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Cruz Vermelha, Exército Brasileiro e os próprios discentes da UFRR.

O evento é organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CRINT), Coordenação do Curso de Graduação Relações Internacionais (CRI) e Núcleo Amazônico de Pesquisas em Relações Internacionais (NAPRI), com o apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Mais informações, como a programação completa, podem ser acessadas no site da Universidade ou através do telefone 3621-3102. (P.C.)

Publicidade