Polícia

Segurança Pública confirma 10 mortes em presídio

A segurança pública de Roraima desmentiu os números divulgados pela imprensa nacional de que 25 presos foram assassinados

Em coletiva a imprensa na manhã de hoje (17) a cúpula da segurança pública desmentiu os números divulgados pela imprensa nacional de que 25 presos foram assassinados, e afirmou que foram 10 o número de mortos na briga de facções ocorrida no domingo na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, o maior presídio de Roraima.

“O que houve foi reflexo do que está ocorrendo no país inteiro, e a ordem das mortes veio do Rio de Janeiro. Fomos pegos de surpresa apesar de estarmos cientes que as mortes ocorreriam, por conta da visita nas unidades prisionais que sempre foi respeitada” disse o secretário de justiça e cidadania Uziel Castro.

A confusão começou quando os presos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) quebraram os cadeados e invadiram a Ala 12 onde estavam os integrantes do Comando Vermelho (CV) durante o horário de visita.

Dos 10 mortos, a segurança pública já identificou 7 dos presos, dos quais o Valdineys de Alencar Sousa, o Vida Loka que se intitulava o líder do Comando Vermelho e Leno Rocha de Castro que era o segundo no grupo tiveram as cabeças decepadas.

Alguns dos corpos foram incinerados, o que dificulta a identificação.

Segundo a cúpula da segurança pública, no Norte, dois estados, Rondônia e Pará também tiveram rebeliões por conta do rompimento no crime organizado.

Dos cerca de 1200 presos de Roraima , 92 se declararam integrantes da facção Comando Vermelho, que domina 10% do presídio e foram separados de ala por sofrerem ameaças.

“Nós separamos os integrantes do Comando Vermelho na Ala 12 que foi onde ocorreu o conflito. Todos os mortos são do Comando Vermelho.

FERIDOS- Seis presos foram levados para o Hospital Geral de Roraima e dois permanecem internados , mas não estão em estado grave.

Confira a lista dos mortos

1- Valdineys de Alencar Sousa “VIDA LOKA”
2- Leno Rocha de Castro “G3”
3 – Leandro Marques Pereira “CATHOLA”
4 – Wesley Melo da Silva ” VAN HELSEN”
5 – Rhadrian Colares de Lima “RAY”
6 – Lucas Silva Santos ” TRACAJA”
7 – Rômulo Soares da Silva “RASTAFARI”

Briga Nacional das facções
Quase uma centena de criminosos da maior facção criminosa do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC), foram transferidos das unidades nas quais estavam presos.

O motivo é o fim de uma aliança de quase duas décadas com a principal quadrilha carioca, o Comando Vermelho. A preocupação da polícia agora é que o racha cause futuras guerras pelo controle das rotas de abastecimento de drogas e armas e, claro, de favelas.

Em São Paulo, integrantes do Comando Vermelho que lá estão presos foram obrigados a pedir transferência para unidades neutras.

O mais surpreendente é que, em junho passado, PCC e CV estavam aliados em uma sangrenta guerra pelo controle do tráfico na fronteira com o Paraguai.