Polícia

Presos planejavam nova fuga em massa

Túnel de mais de 40 metros de comprimento foi escavado entre as alas 3 e 5, na área do “Cadeião”

Nas primeiras horas da manhã de ontem, dia 23, uma grande quantidade de viaturas da Polícia Militar, do Bope e da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) chegou à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) na zona rural de Boa Vista, para realizar revista e contagem de presos, sendo esta a primeira após a fuga em massa do dia 19 de janeiro deste ano.

Durante as ações, que contaram com o apoio de agentes penitenciários que atuam na Pamc, foi encontrado um túnel entre as alas 3 e 5, na área do “Cadeião”, onde estão os detentos do regime fechado. O túnel foi achado porque, além das revistas no presídio, a Dicap levantou que os internos daquela unidade prisional estariam planejando uma nova fuga. Durante a revista foi encontrado o túnel com seis metros de profundidade e 44 metros de comprimento, já bastante avançado, com iluminação e ventilação, o que segundo um agente penitenciário seria por onde outra fuga em massa aconteceria. “Eles já estavam na metade do caminho. Mais alguns dias de escavação seriam o suficiente para fazerem a saída, mas conseguimos interromper e posso afirmar que, por enquanto, não há risco de novas fugas”, destacou.

Durante o processo de escavação, os presos colocavam todo o barro em cima da laje das alas, para que não houvesse desconfiança por parte dos agentes de segurança do Estado. A entrada do túnel estava encoberta por uma tampa de concreto, barro e lixo, na intenção de esconder o túnel para não levantar qualquer suspeita.

Um processo interno está sendo desenvolvido pela Direção da Penitenciária para saber quem são os presos envolvidos na escavação do túnel e ao fim do processo de identificação, eles sofrerão sanções, conforme previsto na Lei de Execuções Penais (LEP).

SEJUC – Em nota, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que o trabalho para desbarrancamento e concretagem do túnel já teve início e nenhuma fuga foi registrada. Em virtude dessa revista, a entrega de material para os presos foi suspensa, porque todo o efetivo do plantão foi empregado para auxiliar a PMRR no que fosse necessário para realizar as buscas. (J.B)