Cotidiano

Placas do Mercosul serão adotadas pelo Detran-RR em dezembro

No Estado, as placas ainda estão em fase de teste e, segundo o órgão, nos próximos meses serão divulgadas mais informações

Ainda este ano, todo o país passará a adotar um novo tipo de placa de veículos. O modelo idealizado pelo Mercado Comum do Sul (Mercosul) já foi implementado na Argentina e Uruguai.

No Brasil, a obrigatoriedade será a partir do dia 1° de dezembro, de acordo com a Resolução 729/2018 do (Conselho Nacional de Trânsito) Contran. Para carros usados, o prazo será até 31 de dezembro de 2023.

Primeiro Estado a adotar o novo modelo de placas foi o Rio de Janeiro, desde o dia 11 deste mês. Semelhante à placa utilizada na União Europeia, o novo modelo sul-americano terá fundo branco e faixa superior azul, onde do lado esquerdo estará a bandeira do Mercosul, no centro o nome do país de origem e, do lado direito, a bandeira deste.

O Estado e a cidade serão identificados pelos respectivos brasões no lado direito da placa. Não haverá mais um padrão de letras correspondente a um estado ou país.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as novas placas manterão todas as letras da antiga, além do primeiro e os dois últimos números da sequência numérica. Entretanto, o segundo algarismo será trocado por uma letra na seguinte forma: 1 virará A, 2 passará a ser B, 3 será C, e assim sucessivamente até o 9, que se transformará em J.

A cor das letras e dos números será preta para veículos comuns, verde para os em teste, vermelha para os comerciais, azul para os oficiais, dourada para veículos diplomáticos, e cinza para carros de coleção.

Roraima – No Detran Roraima, as placas ainda estão em fase de teste e, segundo o órgão, nos próximos meses serão divulgadas mais informações aos condutores de veículos sobre qual será a logística adotada em meio a essa transição de modelos.

A frota de veículos de Roraima é de mais de 213,2 mil, com 87,02% desse percentual situado em Boa Vista, que possui 185,5 mil veículos. Municípios que aparecem em segundo, terceiro e quarto lugar como maiores frotas são Rorainópolis, com 2,79%; Mucajaí, com 1,85%; e Caracaraí, com 1,53%, respectivamente. 

No caso específico de Boa Vista, existem 65.065 automóveis e 64.997 motos, segundo balanço feito pelo Detran-RR, em junho deste ano. A frota de caminhonetes é a terceira maior da cidade, com 20.766 unidades, seguido por motonetas, com 16.778. (P.B.)