Saúde e Bem-estar

Oftalmologista dá dicas para se adaptar a óculos novos

Pequenos desconfortos são normais quando você vai se adaptar com óculos novo

Cada vez que o seu grau muda, começa aquele período incômodo de adaptação. Pequenos incômodos como dor de cabeça e visão turva são normais quando você vai se adaptar com óculos novo. Mas existem algumas precauções que podem garantir que tudo vai voltar ao normal muito mais rápido.

De acordo com a oftalmologista Eloisa Klein, é muito comum o paciente apresentar alguns sintomas quando começa a fazer uso de óculos ou mesmo quando ocorre mudança do grau dos já usuários.

“Para aqueles que nunca usaram óculos, é necessária a adaptação às restrições de campo visual que os óculos impõem. A melhor qualidade ótica se encontra no centro da lente. Na periferia da lente, costuma haver distorções. Por este motivo, o paciente precisa adaptar-se à maior movimentação de cabeça para preservar a qualidade visual. Também é muito frequente a sensação de distorção do chão, enjoos e tonturas. É preciso que o cérebro se adapte à nova maneira de enxergar e isso pode demorar um pouco” explica Eloisa.

É preciso que o cérebro se adapte à nova maneira de enxergar e isso pode demorar um pouco (Foto: Divulgação)

A especialista recomenda que é preciso, primeiro, s iniciar o uso em ambiente bastante familiar para o paciente, como em casa, para evitar quedas e possíveis acidentes. “O mais importante é que o paciente faça uso dos óculos e não os deixe de lado. Quando menos usar, mais tempo levará para se adaptar. Caso não consiga se adaptar em um prazo de até 15 dias, deve procurar seu oftalmologista para reavaliação” reforça.

O formato dos óculos, podem influenciar nesse período. As armações curvas, por exemplo, podem demandar maior tempo, pois provocam mais distorções, principalmente em portadores de astigmatismo.  “Por este motivo, muitas vezes desaconselhamos o uso destas armações para estes pacientes. É recomendado que o paciente leve seus óculos juntamente com a receita até o consultório oftalmológico tão logo os recebam para aferição. Além de conversar com o seu oftalmologista quais são os tipos de óculos mais indicados para cada paciente” diz.

Adaptação para crianças

A escolha de armações mais rígidas são recomendadas para crianças, pois são mais resistentes (Foto: Divulgação)

As crianças também sofrem na hora de se adaptar. Uma das dificuldades dos pequenos é a aparência. “São frequentes os casos de bullying pelo uso da correção. Por este motivo, muitas vezes a criança não quer usa-los. É importante conversar com a criança antes. Levá-la para escolher a armação é bastante motivador. Recomendamos a escolha de armações rígidas para crianças, pois são mais resistentes. Apresentar desenhos infantis, animados ou quadrinhos, em que personagens façam uso de óculos também ajuda na aceitação da condição pela criança” reforça.