Cotidiano

Moradores promovem carreata pelo fim da violência na fronteira

Reunindo centenas de pessoas, o ato reafirmou o pedido de uma convivência pacífica entre cidadãos de bem do Brasil e da Venezuela

Uma união pelo fim da violência e pela convivência pacífica de cidadãos de bem. Esse foi o principal objetivo de uma carreata organizada por moradores do município de Pacaraima, Norte do Estado, realizada no fim da tarde dessa segunda-feira, 20.

Centenas de pessoas, entre brasileiros e venezuelanos, percorreram as principais ruas da cidade, em um ato que demonstra a preocupação dos moradores em relação à situação da fronteira do país.

“Essa carreata foi idealizada para reforçar que não somos contra a vinda dos venezuelanos, muito pelo contrário. Quando houve aquele incidente no sábado, a população estava revoltada com aqueles que entraram na fronteira para cometer crimes. A cidade já não aguentava mais aquela situação”, relata um morador.

Na sexta-feira, 17, um comerciante Raimundo Nonato de Oliveira, 55 anos, foi violentamente espancado por criminosos, supostamente venezuelanos, dentro de seu estabelecimento comercial, onde também reside.

Por conta da gravidade dos ferimentos, ele precisou ser trazido às pressas para o Hospital Geral de Roraima (HGR) para cuidados médicos. O crime gerou indignação por parte da população, que entrou em conflito no sábado, 18.

Horas após o ocorrido, o Governo Federal anunciou um pacote de medidas para amenizar a situação na fronteira, entre elas o reforço de segurança com homens da Força Nacional, que desembarcaram ontem no Estado. Após os incidentes e situação mais controlada, os moradores tentam retomar a normalidade.