Cotidiano

Mais de 600 pessoas foram qualificadas como brigadistas

Trabalho é realizado pela Defesa Civil  de Roraima do Corpo de Bombeiros Militar.

Em todo Estado até agora, 649 brigadistas da Defesa Civil foram formados. As pessoas que passam por esse treinamento liderado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), são selecionadas da própria comunidade em que vivem.

Os trabalhos já duram aproximadamente três meses e o próximo município a ser atendido será Amajarí, localizado ao Norte do Estado.

Já participaram da formação, moradores dos municípios:  de São Luiz, com duas turmas, uma na sede e outra na vila Moderna, São João da Baliza, Caroebe, também com  duas turmas, uma na sede e outra na vila Entre Rios, Rorainópolis, Caracaraí, Iracema, Mucajaí.

Durante as aulas segundo o coronel Cleudiomar Ferreira, que é um dos coordenadores das ações, eles aprendem inúmeras técnicas que serão utilizadas durante combate a incêndios, casos eles sejam convocados, uma vez que recebem um certificado de  Assistente de Proteção e Defesa Civil.

Os treinamentos são liderados efetivamente por  bombeiros militares  que atuam como instrutores de todo o conteúdo prático e teórico das aulas.  

“Eles aprendem técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais, prevenção e combate a incêndio urbano, emergência pré-hospitalar, legislação e noções de defesa civil. Conhecem ainda como ocorrem as decretações de situação de emergência e estado de calamidade pública e ficam a par sobre a documentação necessária para levantamentos de danos”, detalhou o coronel.

Eles recebem ainda noções de disciplina, de organização e ordem unida.

Aprendem a socorrer vítimas de acidentes em áreas de florestas utilizando o improviso com o material que pode ser encontrado no local em que se encontrem.

Lei – Ainda segundo o coronel Cleudiomar, esse trabalho faz parte da reestruturação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, feita pela Lei complementar estadual 265, de 07 fev 2018.

A Lei criou o cargo de Assistente de Proteção e defesa civil, que para ser ocupado requer pessoas com essa formação.

A contratação, no entanto, somente ocorrerá em situações de necessidade de emprego desses assistentes, como nas emergências de incêndios florestais, estiagem ou ações de período  inverno.