Entretenimento

Jornalista cria lista sobre os saudosos anos 90 em Roraima

Com ajuda dos leitores, a jornalista relembrou as atividades dos roraimenses na década de 90. Acesse www.raphaelaqueiroz.com!

Quem tem um pouco mais de vinte anos irá se identificar com a lista que a jornalista Raphaela Queiroz criou em seu blog para relembrar os anos 90. O carnaval, Forró no Paçocão, concurso de fanfarra e o único cinema que existia na época não ficaram de fora da lista da rotina da juventude roraimense que viveu esse período.

De acordo com a jornalista, o post foi um grande sucesso na web, com mais de mil visualizações. A proposta era reviver momentos que só os anos 90 proporcionaram. Uma época onde os computadores pessoais e a internet estavam se popularizando, hábitos ainda simples e não tão tecnológicos ainda faziam parte do imaginário de muitas pessoas como hoje.

“A partir da minha lembrança,  foram listados os itens de forma nostálgica, e relembrei os momentos de Roraima. Os leitores começaram a dividir também suas experiências”, contou.

Segundo ela, é importante documentar a rotina dos roraimenses por meio de fotos e entrevistas. Após a publicação, a intenção é também criar, com ajuda dos leitores, a lista em relação aos anos 70, 80 e 2000. Para contribuir, basta enviar um e-mail para [email protected].

Para ter acesso ao post na íntegra, basta acessar www.raphaelaqueiroz.com. Confira um pouco mais da lista:

1. Ir ao Cine Super K, na avenida Major Williams
O Cine Super K funcionou aqui até o início dos anos 90. Quem nasceu nos anos 2000 não teve a oportunidade de assistir a um filme nesta sala de cinema. Nele foram exibidos filmes como Alladin, Evita e o Parque dos Dinossauros.

2. Fardas de escola
Em Roraima, o início dos anos 90 foi marcado pelo populismo. Essa época ficou gravada na memória, pois quando eu estava na quarta série, era comum receber das mãos do então governador as fardas usadas na escola. Era um kit onde vinha um conga, saias e camisetas com o símbolo da unidade de ensino.

3. Ouvir e dançar Pipoquinha de Normandia
Uma coisa que pegou bastante foi a Pipoquinha de Normandia. Todo mundo dançava as músicas de duplo sentido da banda, como Passarinho Mensageiro, Amor Cachorro, Língua e Dedo, Mijador com Mijador, entre outras.

4. Concurso de fanfarra
Nos tempos de colégio, estar em uma fanfarra era ser pop. Muitos participavam e não perdiam um treino. Havia até torcida organizada na hora do concurso estadual de fanfarras.

5. Ver as estrelas e jogar conversa fora quando faltava energia
Para ver o lado bom das coisas, ver as estrelas com mais clareza quando faltava energia era uma vantagem. Ouvir músicas no rádio a pilha olhando para o céu. Os roraimenses também gostavam de brincar com as sombras e fazer várias formas com as mãos.