Cotidiano

Investimentos de renda devem ser consultados previamente

Os discursos de privatizações das estatais e as expectativas econômicas para a nova gestão governamental impulsionaram a Bolsa de Valores de São Paulo, com fechamento do melhor resultado em dez anos no último dia 2. Para quem planeja investir em 2019, especialistas recomendam que a melhor opção é procurar um profissional do ramo para que possam ser apresentadas as melhores possibilidades e não sair no prejuízo.

Segundo destacou o economista Haroldo Amoras, há três fundamentos básicos para compreender antes de investir dinheiro, sendo cada um deles feito de acordo com o perfil de cada investidor e o interesse que tem futuramente. Os perfis apontados pelo especialista se definem entre aqueles que querem arriscar o menos possível e os que têm interesse em retorno imediato.

“Isso é o que se chama, no mercado de papel, de renda fixa. Onde faz uma aplicação com a parte fixa que vai indicar quanto será pago percentualmente durante o ano, que é variável de cada banco”, explicou. Na renda variável, o investidor não tem conhecimento prévio sobre os rendimentos que irar obter, tendo o valor igual, superior ou inferior ao que foi investido. Esse tipo de investimento é feito em ações.

DÓLAR – Carro-chefe da valorização da moeda, o dólar é um dos meios de investimento para alguns. Durante o ano de 2018, a moeda americana subiu 16,94% com o fechamento em dezembro cotado a R$ 3,87 para compra e quase o mesmo valor para venda. “A economia brasileira está tendo uma tendência de crescimento e significa que vamos precisar importar mais, demandando mais dólar. Nesse sentido, vai depender da oferta e procura, além das exportações. Em termos de previsão, é de que o dólar mantenha uma trajetória de crescimento, mas não expressivo”, justificou o economista.

Amoras destacou que as operações para investimento são feitas através de corretores e que para fazer as aplicações, é importante ter informações previamente e estar inteirado sobre as questões para ter mais segurança. “Tem que abrir uma conta na corretora através de um aplicativo da Internet, sempre procurando uma corretora que seja vinculada a um grupo bancário de renome”, enfatizou.

“A sugestão é procurar o gerente do banco, que vai mostrar as aplicações e vai fazer de acordo com o valor que tem, que podem ser a partir de R$ 50. [Investir] na Bolsa de Valores é da mesma forma. Só tem acesso ao mercado financeiro através de um intermediário, ou seja, somente via credenciado. O mercado muda todos os dias, então, procure um especialista”, completou

O economista ressaltou que há também os fundos mistos, como a aplicação em títulos públicos, que geram uma renda fixa através da inflação e não têm riscos de receber menos que ela, sempre com o mesmo percentual que foi calculado sobre a taxa. (A.P.L)