Cotidiano

Inquérito vacinal será feito nos próximos dias em Boa Vista

Após quase um ano do início do surto de sarampo em Roraima, será realizado um levantamento para verificar a cobertura vacinal da população. O chamado inquérito vacinal vai ocorrer em Boa Vista e uma equipe do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações (NEPNI) participa da capacitação realizada por técnicos do Ministério da Saúde.

“Vão ser sorteados alguns bairros e residências a serem visitados. As equipes irão verificar o cartão de vacinação das crianças nascidas em 2016, que são o público-alvo deste trabalho”, explicou Carmem Muniz, gerente do NEPNI.

Os técnicos que vão realizar esse trabalho não irão vacinar as crianças. “O objetivo principal é verificar como está a cobertura vacinal. Isso vai nortear as ações de vacinações futuras, pois teremos uma noção real de como está a cobertura vacinal”, complementou Carmem.

O MS escolheu outras capitais para passarem pelo inquérito vacinal. O trabalho também será feito em Manaus, Porto Alegre, Goiânia e São Paulo.

Em Roraima, os trabalhos devem começar na próxima semana e inicialmente serão feitos apenas nos bairros de Boa Vista, que registrou o maior número de casos até agora, atingindo 344 notificações e 181 confirmações.

SARAMPO EM RORAIMA – De acordo com o boletim mais recente divulgado pela Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF), o caso mais recente confirmado da doença no Estado foi no início de dezembro de 2018. Até agora, 12 registros ainda permanecem em investigação, sendo 7 notificados em janeiro deste ano.

Roraima possui 589 casos notificados da doença, 357 confirmados, 220 descartados e 12 permanecem em investigação. O primeiro foi notificado em fevereiro de 2018.