Cotidiano

Feirantes denunciam falta de segurança

Por trás das portas do Mercado Municipal São Francisco, o sentimento entre os feirantes é de insegurança. Sem uma guarnição da Guarda Civil Municipal no local, os comerciantes garantem que diversas situações fora do comum têm ocorrido sem que haja uma ação efetiva para evitar os problemas, o que agrava a falta de clientes no mercado.

De acordo com uma feirante, que não quis ser identificada, os transtornos começaram com o aumento de moradores de rua na frente do mercado disputando a vigia de carros. Segundo ela, além de discutirem entre si, os flanelinhas chegaram a brigar com um dos ajudantes do local, que precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) após levar um soco no nariz.

A feirante relatou que houve demora no atendimento da Guarda Municipal, que chegou meia hora depois do ocorrido e o suspeito já tinha fugido do local. Outro problema apontando pela denunciante é que os flanelinhas adentram no mercado e, ao utilizarem os banheiros, deixam uma grande sujeira. “Eles quebram as coisas, fazem necessidades no chão. Na hora do almoço eles ficam importunando os clientes e pedindo comida”, completou.

Os feirantes entraram em contato com a Prefeitura de Boa Vista para solicitar um reforço de segurança no local, mas não há resolução. A denunciante solicita que algo seja feito por parte da gestão do mercado, pois afirma que durante a inauguração foi prometida uma sala destinada aos Guardas Municipais, porém, de setembro até o momento, nada foi feito.

“Eles não colocaram e quando a gente chama a Guarda, eles demoram muito. Com os imigrantes que ficam aqui, a gente fala que vai chamar a polícia, eles saem. Teve uma vez que três deles entraram e estavam com facas na cintura”, desabafou. A denunciante justificou que, além da sujeira, houve também quebra de pias e lâmpadas no local.

VENDAS – As confusões causadas pelos flanelinhas geraram um desconforto entre os clientes e muitos preferiram não retornar ao mercado, segundo a feirante. “Acontece que está diminuindo o movimento porque o pessoal não quer mais vir e ser importunado no almoço. Não podemos nem mudar de horário porque a praça de alimentação é café da manhã e almoço”, destacou.

Desde a reinauguração, a comerciante avaliou que houve uma queda drástica no número da clientela em todo mercado, o que ela diz ter sido causado por essas questões e outras com crimes mais graves, que chegam até furto de celulares. Em alguns boxes, a redução de clientes foi tão grande que chegaram a fechar por não conseguirem mais manter os gastos.

“A gente precisa que tenha segurança. Não pensamos em contratar segurança particular porque isso é responsabilidade da Prefeitura”, encerrou a denunciante.

Prefeitura não dá esclarecimentos

A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para saber os motivos da falta de guarnição no local e se há previsão para implantação do local destinado à Guarda Civil Municipal. Questionou também sobre a demora no atendimento do caso do ajudante que foi agredido, entretanto, a Prefeitura não respondeu até o fechamento desta matéria. (A.P.L)