Polícia

Familiares fazem comida na frente da Cadeia Pública

Governo afirma que empresa será feito nesta terça-feira,02.

Em frente à Cadeia Pública de Boa Vista familiares de reeducandos que cumprem pena no local, montaram uma cozinha improvisada para fazer o café,  almoço e jantar para os presos que estão sem o fornecimento de alimentação há pelo menos uma semana.

Trinta mulheres, entre mães, filhas e esposas resolveram se unir para não deixar faltar comida para os detentos enquanto a situação do pagamento da empresa que presta serviços ao Governo do Estado seja regularizado.

Uma das organizadoras do movimento de preparo da alimentação, disse que estão sendo preparadas 20 marmitas para cada ala.

“Recebemos doações para fazer a comida para os nossos maridos, filhos, irmãos e pais. Queremos agradecer também a direção do presídio e aos agentes penitenciários que estão nos ajudando a organizar a entregar da comida”, disse uma das esposas que pediu para não ter o nome revelado na reportagem.

Elas disseram ainda que ficaram sabendo que o problema da falta de comida tinha se agravado por meio de uma carta que um detento enviou.

“Mandaram uma carta por meio de um grupo de aplicativo de mensagem dizendo que eles estavam morrendo de fome e pedindo a ajuda dos familiares”, afirmou a mulher.

Governo afirma que pagamento será feito nesta terça-feira  

A Procuradoria-Geral do Estado e Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) informam que, na manhã desta terça-feira, 2, em audiência, o juiz Aluizio Ferreira Vieira, da Vara da Fazenda Pública fechou o termo de conciliação entre o Estado e a empresa Qualigourmet Serviço de Alimentação Ltda.

De acordo com o termo, o Estado fica comprometido em fazer o pagamento hoje, dia 2 de outubro, e a empresa Qualigourmet Serviço de Alimentação Ltda tem o compromisso de utilizar o recurso para pagamento de pessoal e fornecedores para retomar a prestação do serviço de alimentação nas unidades prisionais.

Ressalta que o valor estava disponível em uma conta bloqueada. Para solucionar, a justiça autorizou o desbloqueio para ser feito depósito na conta bancária do Fundo Penitenciário Estadual, vinculado à Sejuc.

Leia mais 

SISTEMA PRISIONAL – Justiça consegue acordo entre governo e empresa