Cotidiano

Estudantes de RR conquistam 1° lugar em Feira de Ciências

Os alunos idealizaram uma bomba de água hidráulica, que utiliza um sistema de pressão, sem a necessidade de energia elétrica

A Escola Estadual Professor Geraldo da Silva Pinto, localizada no município de Alto Alegre, tem muito que comemorar, os alunos Andreia Luíza e Joelson Filho ficaram em primeiro lugar na 24° Feira Internacional Ciência Jovem. O evento ocorreu nos dias 7,8 e 9 de Novembro em Recife, capital de Pernambuco.

Os estudantes concorreram na modalidade Divulgação Científica com o projeto Bomba Hidráulica Ecológica.  Foram premiados com celulares, certificados, coleção de livros, troféus e com o credenciamento para participarem da Ciência Jovem no ano que vem em Rondônia. A professora Maria Anaselma que acompanhou os alunos recebeu um notebook.

Além da escola campeã, outras instituições de Roraima estavam concorrendo. “Eu e os alunos ainda não estamos acreditando que fomos nós que conquistamos o título de primeiro lugar. Não temos palavras para descrever a sensação”, relatou Maria.

O projeto surgiu a partir de um problema enfrentado no Estado, as constantes quedas de energia. O dilema afeta, principalmente produtores da área rural. Diante disso, criaram uma bomba que não utiliza energia, apenas a pressão hidráulica e consegue levar água a uma altura de até 70 metros e puxá-la de uma profundidade de 6 metros.