Cotidiano

Estagiários denunciam estar há dois meses sem pagamento

Mesmo sendo uma renda menor, por se tratar de um estágio, os denunciantes se dizem dependentes do dinheiro para dívidas comuns

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

Estagiários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) procuraram a Folha para denunciar atrasos nos salários referentes a novembro e dezembro do ano passado. De acordo com os denunciantes, a única resposta que recebem é que o pagamento está em andamento.

Mesmo sendo uma renda menor, por se tratar de um estágio, os denunciantes se dizem dependentes do dinheiro para dívidas comuns.

“Não é porque somos estagiários que não temos contas a pagar. Há casos de aluguel, cartões de crédito, parcela de carro, contas de luz, água e Internet em atraso”, disse uma estagiária que preferiu não se identificar.

Outro medo da estagiária é referente a boatos sobre mudanças na data de pagamento. Segundo ela, há o risco de que fique sempre um mês atrasado. Isso porque o valor referente aos trabalhos de novembro seria pago e uma nova data para que isso ocorra pode ser estabelecida, e assim há o risco de ficar sempre com um mês de atraso.

“Quando solicitamos informações, a resposta é que já está em andamento o processo de pagamento. Mas aí é complicado, pois desde o fim de dezembro é essa informação que nós recebemos”.

Outro estagiário da Sesau relatou que sempre recebe como resposta que ainda não há nenhuma informação sobre os pagamentos, mas afirmou que sabe que os contratos estão sob avaliação.

“Quando eu questiono, eles dizem que ainda não tem nada. Mas eu soube que a autorização estava dependendo do secretário, mas todos os contratos estão sendo revistos primeiro para decidir como ficaria a situação dos pagamentos”, declarou.

Apesar do atraso de dois meses, o estagiário relatou que isso não é comum, mas que a data de pagamento não é definida. “No tempo que eu estou lá, esta é a primeira vez que ocorre um atraso de verdade”.

O OUTRO LADO – A Sesau informou por meio de nota que o pagamento dos estagiários que prestam serviço na sede da secretaria, bem como em algumas unidades de saúde da capital, seria feito ontem, 21.

“A verba é repassada para o Instituto Evaldo Lodi [IEL], que faz o pagamento dos acadêmicos que participaram do programa de estágio. Todos os contratos firmados com a Sesau estão sendo revistos e a secretaria está trabalhando para regularizar o pagamento de todos esses contratos o mais breve possível”, destaca a nota. (F.A)