Polícia

Detento é encontrado morto três dias após entrar na Pamc

Detento Francisco Magno Ferreira, de 33 anos, foi encontrado morto na Ala 12 da unidade prisional

Passava da meia-noite dessa terça-feira, dia 20, quando o detento Francisco Magno Ferreira, de 33 anos, foi encontrado morto na Ala 12 da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), que fica na zona rural de Boa Vista. Ele estava pendurado em uma corda. A motivação e a causa da morte ainda não foram esclarecidas.

Agentes penitenciários que atuam na Unidade Prisional foram chamados por outros presos após a morte. O fato foi confirmado e a Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência, no entanto, por medida de segurança, o policiamento não entrou no perímetro do presídio durante a noite, deixando para realizar a ação somente ao amanhecer.

“Pela manhã, nós aguardamos por um bom tempo a Perícia e o rabecão, mas não deslocaram e nós retiramos o corpo da Ala 12 e colocamos na carceragem, onde ficará aguardando o rabecão para fazer o recolhimento para o IML [Instituto de Medicina Legal]”, destacou o coronel Elias Santana, do Comando de Policiamento da Capital.

Por volta das 10h, o IML fez a remoção do corpo para ser submetido ao exame de necropsia, com a finalidade de saber a causa e como a morte foi praticada. Francisco Magno estava numa Ala destinada para presos do regime fechado, no entanto, ninguém foi conduzido à Delegacia como autor do crime.

De acordo com a Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), foi registrado um Boletim de Ocorrência (B.O) e, a partir de agora, a Polícia Civil passa a investigar as circunstâncias do fato, a fim de elucidar o caso e tomar as providências cabíveis, conforme a legislação vigente.

FICHA CRIMINAL – Francisco Magno foi preso pela primeira vez no dia 8 de abril de 2012, por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi posto em liberdade provisória, por meio de Alvará de Soltura, doze dias depois.

No dia 21 de novembro de 2016, foi preso novamente, mas dessa vez por tentativa de furto qualificado. No dia 13 de fevereiro do ano passado, foi concedido benefício de mais um alvará de soltura.

No sábado passado, dia 17, o homem foi preso e autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado. Ele foi levado para audiência de custódia e a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva, portanto, morreu três dias após dar entrada na Pamc.