Saúde e Bem-estar

Conheça hábitos que fazem mal a saúde da visão

O oftalmologista Amarildo Melo, lista alguma das atitudes que prejudicam e atrapalham a saúde da visão

Manter a boa saúde dos olhos está diretamente relacionado com os hábitos saudáveis de cada um. Existem uma série de fatores que podem prejudicar a visão e, até mesmo, agravar doenças oftalmológicas. O oftalmologista Amarildo Melo, lista alguma das atitudes que prejudicam e atrapalham a saúde da visão.

Ler em ambientes escuros

Ler em ambientes mal iluminados é prejudicial aos olhos, pois força a musculatura ao redor dos olhos. “Para se adaptar a baixa luminosidade, a musculatura se exprime ajustando o sistema de foco. As consequências podem ser vermelhidão dos olhos, ardência, dores de cabeça, lacrimejamento ou secura e oscilação da visão” explica o oftalmologista.

Ele ressalta que existe uma epidemia de miopia, desde que o hábito de utilizar o celular durante a noite se popularizou. “ As pessoas devem evitar aproximar os olhos direto na luz do celular e manter esse hábito por muitas horas” reforça.

Ler em ambientes mal iluminados é prejudicial aos olhos (Foto: Divulgação)

Usar óculos escuros sem proteção UV

Antes de comprar um óculos, é preciso conferir a qualidade das lentes dos óculos escuros. “Um bom óculos contem proteção contra raios ultravioleta. Sem essa proteção, estamos contribuindo para que a visão comece a deteriorar. Isso porque a lente fará sombra sobre os olhos, que se adaptarão à baixa luminosidade forçando a entrada maior de luz” reforça Melo.

Colírios sem prescrição prejudicam a saúde da nossa visão

Pacientes com ardência, vermelhidão e outros sintomas que parecem inofensivos devem utilizar colírios receitados por um médico oftalmologista. “É muito comum, as pessoas procurarem pelo medicamento sem antes passar por um especialista. Embora pareçam resolver o problema de imediato, alguns colírios podem conter substâncias que produzem efeitos colaterais indesejados” explica.

Má higiene ao lidar com lentes de contato

Pacientes que fazem uso das lentes de contato devem ter cuidados especiais com a higiene, se quiserem manter os olhos saudáveis. “Lavar as mãos sempre antes de colocar as lentes, não dormir usando as lentes de contato e não retirá-las antes de tomar banho. As bactérias presentes nas mãos, ou na água do chuveiro, podem contaminar as lentes e os olhos, provocando infecções” disse.

Hábitos interferem diretamente na saúde ocular (Foto: Divulgação)