Entretenimento

Comunidade terá oficinas e concertos gratuitos

A semana ocorre de 19 a 23 de novembro, no Teatro Municipal de Boa Vista. Inscrições são gratuitas

Um espaço para se pensar, discutir e produzir sobre o ensino, a aprendizagem e a performance musical, essa é a proposta da V Semana Acadêmica do Curso de Música da Universidade Federal de Roraima.

A semana ocorre a partir de hoje (19) até sexta-feira (23), no Teatro Municipal de Boa Vista e oferece diversas atividades tanto para estudantes, quanto para músicos e professores. As atividades serão promovidas no período vespertino e noturno no Teatro-Escola e nas salas do Teatro Municipal de Boa Vista. As inscrições podem ser efetuadas enquanto houver vagas no site ufrr.br/sacm.

De acordo com o professor Rafael Friesen, a semana é uma ação de extensão, com a proposta de levar a toda comunidade à fomentação de conceitos inovadores de ensino, a interdisciplinaridade e a indissociabilidade de pesquisa-ensino-extensão.

“A ideia é oferecer um choque cultural aos estudantes de música da universidade, fazer com que se preparem para o palco, além de fomentar a pesquisa, a troca de informações e o debate entre educadores, artistas, gestores, a comunidade acadêmica e a comunidade em geral. Tirar o ensino do ambiente acadêmico e levá-lo para todos o público, uma forma de discutir a música, desde o erudito até a popular” ressaltou.

As inscrições podem ser efetuadas enquanto houver vagas (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Nessa 5ª edição, diversos professores participarão das atividades pedagógicas e artísticas promovendo integração com a Universidade e a comunidade, entre eles haverá a participação de nomes renomados da música brasileira. Cada um deles irá ministrar uma palestra de sua especialidade.

Cristina Tourinho – Ensino Coletivo de Violão (UFBA), Leandro Serafim – Ensino Coletivo de Sopros (UFC), Marcelo Brum – Prática em Grupo de Piano (Ufac) e Sérgio Freitas – Oficina de análise harmônica em repertório tonal (UDESC).

Atividades ocorrem no período da tarde e noite (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)