Cotidiano

Comerciantes divulgam promoções para atrair clientes

A uma semana de tradicional evento comercial, no dia 23, lojistas já começaram a divulgar suas promoções

Grandes descontos para garantir vendas. É por este motivo que ela é uma data esperada por consumidores e comerciantes. Este ano, a Black Friday acontece no próximo dia 23 de novembro e, pela proximidade, muitas lojas já começaram a organizar suas promoções. Em Roraima, nem mesmo a crise salarial do funcionalismo público do Executivo tirou as expectativas dos comerciantes.

A gerente Kamila Pena acredita que os descontos ofertados pela ótica que gerencia vão trazer resultados positivos. Durante a semana da Black Friday, que inicia na segunda-feira, 19, todas as armações terão desconto de até 70% em cima do preço atual. “Muitas lojas oferecem desconto, mas aumentam o preço do produto. Aqui o desconto será correto, em cima do preço atual dos produtos”, disse.

Como consequência da falta de pagamento dos servidores, a gerente contou que houve uma queda nas vendas das últimas semanas. “É um verdadeiro efeito dominó. Se o Estado não paga, os servidores não recebem e também não compram. Mas, mesmo afetados com a situação, apostamos nas vendas com a Black”, explicou. A expectativa é a mesma para o gerente substituto Rodrigo Martins.

Na contramão da crise, ele registrou um fluxo relevante de vendas no início deste mês por parte de autônomos e servidores municipais. Como forma de preparação para a Black Friday, a loja de equipamentos eletrônicos onde trabalha está lançando uma promoção nova a cada semana. “Na última semana vamos pegar todas as promoções e oferecer outras no dia da Black Friday”, relatou.

Martins comentou que quem trabalha no ramo de vendas precisa fazer de tudo para atrair a clientela, principalmente em épocas de crise. “Por aqui nós estamos oferecendo brindes. Se a pessoa compra um celular, por exemplo, ele já vem com a película, ou com uma capinha, um fone de ouvido… O importante é conseguir trazer o cliente para a loja. Para a data, nossa expectativa é a melhor possível”, avaliou.

BLACK FRIDAY – A Black Friday, ou Sexta-Feira Negra em português, é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. A Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e é considerada, para comerciantes, como o momento de esvaziar os estoques e, para consumidores, uma oportunidade para aproveitar os preços baixos e antecipar as compras de Natal.

Consumidor deve consultar preço

O diretor do Procon Estadual, Lindomar Coutinho, fez um alerta. “O consumidor deve pesquisar os preços com antecedência para saber se realmente, quando ocorrer a promoção, os preços estarão bem abaixo do mercado. As lojas costumam aumentar o preço do produto e depois baixam o preço real, antes da promoção, como uma maquiagem dos preços”, disse. Ele destacou ainda a importância de se manter atento à renda familiar e não comprar por impulso. Precisa verificar se cabe no orçamento familiar. Caso a compra seja feita, devem ser solicitadas todas as informações necessárias sobre o produto, se o mesmo pode se trocar e qual o prazo para troca. Nas compras de produtos eletrônicos, testar a mercadoria no estabelecimento para saber se está em bom funcionamento.

Shoppings de Roraima também participam da Black Friday

Na capital, os dois shoppings já se preparam para a tão esperada Black Friday. No Roraima Garden Shopping, mais de 90% das lojas aderiram à campanha que está sendo coordenada pelos setores de marketing e varejo. Entre os dias 23 e 25 de novembro, serão oferecidos aos consumidores descontos de até 70% em produtos como roupas, acessórios de beleza, calçados e eletroeletrônicos.

Para garantir que os descontos sejam reais, uma parceria com órgãos fiscalizadores foi firmada. No Roraima Garden, os lojistas são livres para realizar os descontos e promoções que mais se adequarem as suas realidades. Dessa forma, a campanha do lojista pode ser de “compre e ganhe”, “leve três pague dois” e outras modalidades. Conforme já realizado em anos anteriores, as Lojas Americanas vão abrir suas portas à zero hora do dia 23.

O Pátio Roraima também já está se preparando para receber os clientes na Black Friday. No dia 23, o shopping vai abrir as portas em um horário atípico: 0h01 (do dia 22 para o dia 23). As compras serão liberadas nas âncoras e algumas lojas, que ficarão abertas até as três horas da manhã. Os descontos chegam a 70%. Mais de 50 lojas, além de âncoras como Riachuelo, C&A e Americanas, vão aderir à megaliquidação.

A expectativa do Pátio Roraima é registrar um crescimento de 20% a mais nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. Para atrair a clientela, o shopping vai contar com música ao vivo na nossa praça de alimentação, DJ na entrada e a presença de personagens infantis para divertir as crianças.

Oito dicas para não ser enganado na Black Friday

A principal polêmica que gira em torno da Black Friday diz respeito às lojas que, antes de aplicarem o desconto, aumentam o preço do produto. Dessa forma, o consumidor acaba pagando o preço normal, podendo pagar até mais. Foi por esse e outros problemas, além das centenas de reclamações dos consumidores, que o advogado Sérgio Tannuri fez o e-book “8 dicas para não ser enganado na Black Friday”, disponível on-line de forma gratuita no site www.pergunteprotannuri.com.br. Confira algumas dicas abaixo!

1 – Pesquisar preços e fornecedores: É primordial que o consumidor sempre pesquise o preço – preferencialmente três meses antes de comprar determinado produto ou contratar algum serviço – para se certificar que o estabelecimento está, realmente, aplicando o desconto. Consulte nos sites de reclamações se existem denúncias recorrentes contra a loja. Pesquisar é o método mais eficaz para não cair em golpes.

2 – Reúna informações sobre as ofertas: Fique atento a todas as características da mercadoria ou do serviço anunciado. Antes de contratar um serviço ou comprar alguma coisa você tem direito a todas as informações de que necessitar. Exija a nota fiscal do pedido, que deverá constar modelo, marca, cor, valor e data da entrega (caso não haja o produto à pronta entrega). Nas compras on-line, a loja virtual deve informar na página do seu site, de forma clara e ostensiva, os seus dados cadastrais (razão social, CNPJ e telefone para contato).

3 – Verifique as condições de pagamento: Antes de efetuar a compra, verifique todas as opções de pagamento. A legislação determina clareza e objetividade quanto às informações de precificação: obrigatoriedade do preço à vista; se houver, eventual desconto oferecido em função do prazo ou do meio de pagamento utilizado; preço total a prazo com o número, periodicidade e valor das prestações; todos os custos adicionais da transação (frete, seguro, etc.); se aplicado, a taxa de juros, eventuais acréscimos e encargos. (A.G.G)