Cotidiano

Fórum de Energias Renováveis de Roraima ocorre nesta terça-feira

Durante a programação ocorrerá mesa de debates com representantes de instituições públicas e privadas

Nesta terça-feira (03), será realizado o Fórum de Energias Renováveis – O cenário pós-leilão e o mercado de geração distribuída em Roraima”, das 08h30 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, no Auditório da Universidade Estadual de Roraima – UERR, localizada na R. Sete de Setembro, 231 – Canarinho.

A participação no evento é gratuita, aberta ao público e as inscrições poderão ser feitas antecipadamente pelo Ticket Phone (https://ticketphone.com.br/site/) ou presencialmente, no dia e local do evento, das 08h00 às 08h30 (credenciamento).

No intuito de debater assuntos prementes, dentre as diversas pautas importantes na área, o evento conta com uma programação compacta e repleta de apresentações e debates de interesse de governos, empresas e da sociedade.

Durante a programação ocorrerá mesa de debates com representantes de instituições públicas e privadas e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais. Os temas abordados serão a “Implantação dos projetos vencedores do 1º leilão de energia de Roraima” – estado atual dos projetos; cronogramas de licenciamento, instalação e operação; perspectivas de absorção de mão-de-obra e oportunidades para o mercado local.

 “Estratégias para efetivação do mercado de energia solar distribuída em Roraima” – mecanismos de fomento, com um breve panorama da Geração Distribuída no Brasil e em Roraima; Incentivos fiscais, linhas de crédito, conjuntura e perspectivas do mercado de produtos e serviços na área da energia solar e em outras fontes.

Além da mesa de debate será ministrada a palestra abordando a viabilidade econômica do micro e minigeração isolada de energia solar fotovoltaica com as novas tecnologias de armazenamento.

Dirigentes e profissionais de entidades nacionais e de grandes empresas participarão do FÓRUM, cuja repercussão será potencializada pela transmissão via Internet, em consonância com o objetivo de ampliar o debate e, consequentemente, a compreensão dos Desafios da Energia em Roraima.

 FÓRUM DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DE RORAIMA

Recentemente constituído, o promove análises, estudos, interlocução e articulação institucional, com os objetivos de debater e formular propostas de políticas públicas, que representem consensos entre atores sociais relevantes, visando ao desenvolvimento energético de Roraima. O “FÓRUM” tem a intenção de sensibilizar, conscientizar e qualificar a opinião pública em relação aos desafios da questão energética no Estado, mediante metas de curto, médio e longo prazos, sempre visando ações efetivas e soluções energeticamente sustentáveis para a sociedade.

O  Fórum gradualmente integrará atores e lideranças locais, abrangendo, dentre outros setores, a comunidade de ciência, tecnologia e inovação; as entidades representativas das classes empresariais; as instituições relevantes dos diversos segmentos da sociedade; as organizações da administração pública; os órgãos de controle da gestão pública; as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia; os organismos de planejamento e regulação do setor elétrico e as entidades setoriais de âmbito nacional na geração de energia renovável.