Cotidiano

Estudantes de Caracaraí são finalistas em Concurso Nacional

A final da Olimpíada de Língua Portuguesa ocorre dia 9 de dezembro, em São Paulo

Os estudantes Werverton Rosas, Vinicyus Gabriel Andrade e Andrae Nogueira, da Escola Estadual em Tempo Integral José Vieira de Sales Guerra, localizada no município de Caracaraí, são finalistas da 6° edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), na categoria Documentário. A fase final do concurso ocorre dia 9 de dezembro, em São Paulo (SP).

Orientados pela professora Clébia Ferreira, os estudantes produziram um documentário de cinco minutos com o tema “Caracaraí: Minha História/Nossa História”, que conta sobre a história da cidade-porto desde a sua fundação até os dias atuais.

“Está é a primeira vez que a escola participa da OLP e estamos muito felizes. Por ser uma escola do interior do Estado, as dificuldades são maiores. Mas fomos em frente, trabalhando com dedicação e driblando as barreiras alcançamos os nossos objetivos e conquistamos as medalhas”, explicou a professora.

A equipe passou das etapas Estadual e Regional (disputada em São Paulo), onde conquistou as medalhas de bronze e prata. Agora, os estudantes estão concorrendo na etapa Nacional, disputando a medalha de ouro.

“Está sendo uma experiência boa, estamos adquirindo muitos conhecimentos e conhecendo outros trabalhos. É gratificante poder levar a história da nossa cidade para fora da nossa região. Tudo o que estamos vivendo é único e impagável”, ressaltou o aluno, Vinicyus Gabriel Andrade.

Além da José Vieira de Sales Guerra, outras escolas estaduais também participaram da OLP e conquistaram a medalha de bronze. É o caso da Escola Padre Eugenio Possamai, localizada no município de Rorainópolis, que concorreu na categoria Crônica.

A Escola Professora Wanda David Aguiar concorreu na categoria Memórias Literárias. A estudante Waléria Teixeira dos Reis, da Escola Mario David Andreazza, conquistou a medalha de prata em São Paulo na categoria Artigo de Opinião.

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA – É um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o País. A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Cenpec (Centro de estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.