Cotidiano

Apesar das chuvas, fogo em terrenos baldios continua provocando riscos

Constantes casos de incêndios urbanos fizeram com que o Corpo de Bombeiros criasse um grupo específico para atuar inclusive na zona rural

O incêndio em um terreno baldio entre duas residências no bairro Cinturão Verde, na noite de segunda-feira, lembrou a importância de se prevenir queimadas em áreas abandonadas dentro da cidade. Apesar do alerta, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) divulgou que as chuvas deste ano amenizaram a quantidade de incêndios na Capital: de 223 no primeiro trimestre de 2016, para 80 no primeiro trimestre de 2017.

“O procedimento quando alguém vir este tipo de situação é ligar para nós no telefone 193. Temos equipes de prontidão. Logo em seguida, a pessoa deve sair da residência, pois ela não vai conseguir apagar o fogo e vai pôr em risco a própria vida e da sua família”, recomendou o comandante operacional da corporação, coronel Jefferson Abreu.

Por causa da estiagem do ano passado, os bombeiros criaram uma guarnição específica para combater os incêndios nos terrenos baldios e nas imediações de Boa Vista, como os lavrados e as regiões de Bom Intento e Água Boa. “São de três a quatro militares em um veículo pick-up, conseguindo debelar o fogo rapidamente”, disse o coronel.

Mas, neste ano, o fenômeno “La Niña”, que provoca chuvas na Amazônia, reduziu os focos de calor tão comuns nesta época. Em janeiro do ano passado, 119 terrenos baldios pegaram fogo em Boa Vista. Em janeiro deste ano, os focos caíram para 24. Em fevereiro de 2016, o número era de 45 e, no mesmo mês em 2017, os incêndios aconteceram em 44 terrenos. Já em março do ano passado foram 59 incêndios deste tipo, contra 12 dos dias 1º a 19 de março deste ano. Esses são os dados mais atualizados.

“Além dos terrenos baldios, constatamos ainda muitos incêndios domésticos, causados por pessoas que esquecem velas acesas durante uma falta de energia elétrica, ou por curtos-circuitos em fiações antigas que não são trocadas de dez em dez anos. E um dos grandes causadores de fogo: o ventilador”, acrescentou o coronel Jefferson Abreu.

Prefeitura afirma que notifica 500 terrenos baldios ao mês

Por mês, a Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças notifica 500 terrenos, sendo 60% deles limpos antes da aplicação das multas. Hoje, os R$ 560,00 de multa só são cobrados se o proprietário não ajeitar o terreno após dez dias da notificação. Mas, a partir do dia 1º, a multa atual de R$ 560,00 será aplicada no mesmo dia em que o lote for encontrado pela Prefeitura de Boa Vista. O dono terá 10 dias para limpá-lo e, caso isso não aconteça, terá que pagar mais 50% em cima do valor inicial da multa, como reincidência. 

“Os bairros com mais terrenos são os recém-criados, como o Cidade Satélite [zona Oeste], por exemplo, além de áreas ainda não regulamentadas e parte central da cidade. De acordo com o Código de Postura do Município, a limpeza de lugares baldios é de responsabilidade do proprietário e deve ser feita pelo menos três vezes ao ano”, disse a Prefeitura. O telefone para denúncias é o 156. A Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças fica na Rua Coronel Pinto, Nº 188, Centro. (NW)