Polícia

Agente penitenciário é morto a  facadas dentro de sua residência

O carro de Harry foi encontrado com as portas abertas e a chave na ignição longe do local do crime

O agente penitenciário Harry Costa Gomes Oliveira, de 33 anos, foi encontrado morto dentro do apartamento onde morava, na avenida Mário Homem de Melo, bairro Sílvio Leite, zona oeste de Boa Vista, com diversas perfurações na região do pescoço e do tórax. Alguns colegas de trabalho conseguiram abrir a porta e tiveram a triste surpresa de achar o corpo. O cadáver foi encontrado na noite de quinta-feira, dia 6, por volta das 21h.

O local estava tomado por sangue. O corpo estava ao lado de um sofá, também coberto de sangue, onde também havia uma garrafa possivelmente de bebida alcoólica. O corpo estava de lado e a carteira porta-cédulas bem próximo, o que reforça a ideia de que o crime não foi motivado pela intenção de roubar, apesar de o carro de Harry ter sido achado com portas abertas e a chave na ignição no Conjunto Cidadão, bairro Laura Moreira, zona oeste da Capital.

Um vídeo mostra o exato momento em que os amigos da vítima encontram seu corpo. Num primeiro momento eles brincam, sem saber que o corpo da vítima estava dentro do apartamento e assim que conseguem abrir a porta demonstram toda a surpresa seguida de um sentimento de tristeza. Durante todo o dia os colegas já estavam atrás de Harry e no período da noite chegou a ser divulgado nas redes sociais seu desaparecimento.

A vítima trabalhava há cerca de cinco anos no plantão da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), onde estão presos integrantes de uma facção criminosa que atua dentro e fora do presídio, de modo que a ordem de execução pode ter partido de um dos líderes da organização criminosa que está no regime fechado da Unidade Prisional.

Os familiares da vítima moram no estado do Amazonas e estão chegando a Roraima para participar do funeral e sepultamento. A mãe de Harry mora em Boa Vista, mas ela sofre com problemas de saúde, por esta razão todo o procedimento de liberação do corpo foi feito pela Diretoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima (Sindape/RR).

O velório vai acontecer numa funerária, a portas fechadas, para evitar tumulto. A Folha conversou com o Sindicato, mas a categoria disse que não vai permitir a entrada de populares e nem da imprensa porque todos estão sobressaltados e entristecidos diante do fato. O sepultamento será na manhã deste sábado, dia 8.

Até o fim da tarde de ontem, dia 7, nenhum dos suspeitos de ter praticado o crime foi preso pela Polícia. As investigações estão a cargo da Delegacia-Geral de Homicídios (DGH).

PESAR – A Diretoria do Sindape divulgou uma nota de pesar pela morte do Agente Penitenciário.

“Esperamos a união das forças policiais a fim de elucidar rapidamente o crime bárbaro e covarde cometido contra nosso irmão de farda. Neste momento, nossa categoria encontra-se enlutada e se solidariza com todos os amigos e familiares de Harry Costa, unindo em oração e também no esforço de prender aqueles que de forma covarde ceifaram a vida de nosso companheiro”, destacou.

Além disso, o Sindicato informou o luto oficial de dois dias dos que integram a classe. “Desta forma estão suspensas todas as atividades no Sistema Prisional de Roraima nos dias 8 e 9 de 2018 (sábado e domingo), em todas as Unidades Prisionais, funcionando apenas serviços essenciais, como saída de emergência e alvará de soltura”, determinou a categoria. (J.B)