Entretenimento

Etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica acontece no Shopping

O evento é gratuito e acontece neste final de semana, de 24 a 26 de agosto. Ao todo, participarão 29 equipes, cerca de 102 alunos

Como fazer com que jovens se interessem pelo desenvolvimento de tecnologia ao invés de serem apenas usuários dela? A resposta para essa pergunta tem sido respondida através da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Em Roraima, a competição teórica acontece desde 2011. Este ano, as provas práticas da OBR serão realizadas no período de 24 a 26 de agosto, no Pátio Roraima Shopping.

A robótica é um importante passo para a chamada “Indústria 4.0” e tende a se tornar uma das maiores áreas de pesquisa na próxima década. Para melhorar o desempenho desse segmento é preciso incentivar práticas que estimulem maior utilização de tecnologias e estudos na área desde cedo, como a robótica educacional. Esse é apenas um dos objetivos da OBR.

Segundo o professor Heitor Hermeson, representante estadual da OBR em Roraima, a competição estimula o raciocínio lógico, a programação, assim como aplicações imediatas da física e matemáticas entre os estudantes. “A cada ano, vários jovens se aproximam mais da robótica. Nosso objetivo é também fomentar, divulgar e identificar novos talentosos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas da área tecnológica”, disse Hermeson.

A OBR é uma olimpíada científica gratuita dividida em duas modalidades: prática e teórica. Podem participar alunos matriculados em escolas de ensino fundamental, médio e técnico. Apesar de ocorrer em Roraima desde 2011, a modalidade prática será executada apenas pela segunda vez no Estado.

Participarão, ao todo, 29 equipes, totalizando 102 alunos de nível fundamental e médio das instituições: IFRR – Campus Boa Vista, Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Social da Indústria (SESI), Centro de Ciências, Tecnologia e Inovação (CCTI), da prefeitura de Boa Vista, e Masterbots.

“O robô é totalmente autônomo, ou seja, é programado para fazer determinadas tarefas, como seguir uma linha, desviar de um obstáculo, ultrapassar os redutores e resgatas as vítimas. Em cada dia de competição, haverá uma tarefa com os níveis fácil, médio e difícil, onde cada equipe terá cinco minutos para realizá-la. Os vencedores terão oportunidade de competir a nível nacional em João Pessoa [PB] em novembro”, acrescentou o representante.

O Pátio Roraima se tornou parceiro da competição e cedeu o espaço para que mais pessoas possam conferir de perto o evento e conhecer um pouco mais sobre o universo da robótica, conforme explicou o gestor de Marketing do empreendimento.

“A tecnologia está presente no nosso cotidiano em todos os lugares, inclusive dentro do nosso shopping. Despertar o interesse de jovens para esse segmento é apostar no futuro. São eles que farão a diferença daqui alguns anos e estamos incentivando-os da melhor forma possível: com educação. O Pátio Roraima quer

ainda que outras pessoas, de várias idades, possam ter acesso a esse mundo e conheçam um pouco mais sobre a olimpíada e sobre robótica. Vale lembrar que o evento é aberto”, ressaltou Rafael Pflueger, gestor de Marketing do Pátio Roraima Shopping. 

O QUE: Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

QUANDO:24 a 26 de agosto (sexta a domingo)

ONDE:Espaço Pátio Cultural (segundo piso do Pátio Roraima Shopping)

QUE HORAS:Das 16h às 20h

QUANTO:Gratuito