BLOQUEIO DE APARELHOS

Entenda como irá funcionar a plataforma Celular Seguro

Segundo o balanço divulgado até as 15h30 de quarta-feira (20), 182.645 celulares foram registrados através do site ou do aplicativo

O aplicativo Celular Seguro está disponível tanto na Play Store, para dispositivos Android, quanto na App Store, para o sistema iOS (Foto: Reprodução/Agencia Brasil)
O aplicativo Celular Seguro está disponível tanto na Play Store, para dispositivos Android, quanto na App Store, para o sistema iOS (Foto: Reprodução/Agencia Brasil)

Mais de 276 mil usuários se cadastraram na plataforma Celular Seguro em 24 horas, conforme dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Lançada pelo governo federal em 19 de janeiro, a plataforma permite bloquear aparelhos, linhas telefônicas e aplicativos bancários em casos de perda, roubo ou furto. O acesso à plataforma é realizado por meio do gov.br.

Segundo o balanço divulgado até as 15h30 de quarta-feira (20), 182.645 celulares foram registrados através do site ou do aplicativo, com 169.843 pessoas incluídas como contatos de confiança. No mesmo período, foram efetuados 1.213 bloqueios em decorrência de alertas de usuários sobre perda, roubo e furto de celulares.

O aplicativo Celular Seguro está disponível tanto na Play Store, para dispositivos Android, quanto na App Store, para o sistema iOS, com um notável registro de mais de 5 mil cadastros de telefones por hora.

Entenda como funciona:

– Após baixar o aplicativo ou acessar o site, o usuário deve efetuar o login utilizando a conta gov.br.

– É necessário cadastrar o aparelho informando número, marca e modelo. O usuário pode registrar mais de um dispositivo, mas a linha deve estar vinculada ao CPF do usuário.

– O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar na criação de ocorrências em nome do usuário. Em casos de perda ou roubo, tanto o usuário quanto a pessoa de confiança podem registrar a ocorrência por meio do site ou do aplicativo.

– Após detalhar quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emite alertas para instituições participantes, para que tomem as medidas necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.

– O bloqueio da linha telefônica, através do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será necessário continuar bloqueando a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.