TECNOLOGIA

5 apps que estão acabando com a bateria do seu celular

Redes sociais, streaming e jogos estão entre os aplicativos que mais consomem a bateria dos celulares. Saiba como evitar o desgaste excessivo.

Apps de redes sociais podem estar reduzindo significamente a sua bateria (Foto: Reprodução/Internet)
Apps de redes sociais podem estar reduzindo significamente a sua bateria (Foto: Reprodução/Internet)

Alguns tipos de aplicativos podem acelerar o descarregamento de celulares Android e iPhone (iOS). As redes sociais estão entre esses vilões, já que exibem vídeos e imagens que aumentam o tempo de tela do aparelho. Aplicativos de streaming e jogos também contribuem para o problema, exigindo alta resolução durante o funcionamento. A seguir, saiba mais sobre essas plataformas que acabam com a bateria do seu celular e confira dicas para evitar a necessidade de carregar o aparelho diversas vezes ao dia.

Redes Sociais

As redes sociais, como Instagram e Facebook, podem acelerar o descarregamento do celular devido ao consumo intenso de fotos e vídeos. Os usuários costumam passar grande parte do dia nesses aplicativos, aumentando o tempo de tela e exigindo mais energia do aparelho. Essas plataformas também utilizam diversos recursos do telefone, como a localização, para oferecer uma experiência personalizada. Para mitigar esse problema, recomenda-se desativar o acesso dessas plataformas à localização e garantir que os aplicativos sejam fechados quando não estiverem em uso.

Apps de GPS

Aplicativos de localização, como Google Maps e Waze, precisam de acesso constante à localização do dispositivo para funcionar corretamente, esgotando rapidamente a bateria do celular. Esses apps usam funções de GPS e localização em tempo real para oferecer as melhores rotas aos usuários. Uma alternativa para poupar a bateria é configurar a localização para “Durante o uso do app”, garantindo que a função de GPS seja interrompida quando o aplicativo não estiver em primeiro plano.

Streaming

Os aplicativos de streaming, focados na exibição de filmes, séries e outros conteúdos, também consomem bastante bateria. Plataformas como Netflix e Amazon Prime Video requerem alta resolução, uso da internet e manutenção da tela acesa. Para lidar com essa questão, pode-se diminuir o brilho da tela em ambientes escuros, ajudando a prolongar a carga do celular.

Apps de chamada de vídeo

Aplicativos de chamada de vídeo, como Google Meet e Skype, drenam a bateria rapidamente por manterem alta qualidade nas imagens e necessitarem de internet constante para comunicação. Para aumentar o tempo de bateria, é possível diminuir o brilho da tela antes de fazer chamadas e usar o modo escuro sempre que possível.

Jogos

Por fim, jogos como Call of Duty e Free Fire usam muitos recursos ao mesmo tempo, como gráficos avançados e internet constante, o que acelera o consumo de bateria. Para evitar o descarregamento rápido, os usuários devem evitar abrir jogos pesados em ambientes sem pontos de recarga.

Seguindo essas dicas, é possível prolongar a vida útil da bateria do seu celular, mesmo utilizando aplicativos que exigem alta performance.