CARTEIRA ASSINADA

Setor de serviços é o que mais gera empregos em Roraima

O estudo da Seplan mostrou ainda que Roraima atingiu o maior número de empregos com carteira assinada

No acumulado de 2023, o segmento de Serviços gerou 2.715 vagas de trabalho. (Foto: Nilzete Franco)
No acumulado de 2023, o segmento de Serviços gerou 2.715 vagas de trabalho. (Foto: Nilzete Franco)

Um novo estudo, divulgado pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) mostra que Roraima mantém desempenho positivo na geração de empregos formais. No período de agosto de 2022 a julho de 2023, o estado registrou um saldo de 5.735 postos de trabalho.

As informações extraídas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelam ainda que o setor de serviços é responsável pela criação do maior número de empregos em Roraima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



No acumulado de 2023 o segmento gerou 2.715 vagas de trabalho, quase metade do valor total no saldo de empregos gerados no período estudado. A análise, conduzida pela Coordenação de Estudos Econômicos e Sociais (CGEES), também apresentou que a variação relativa no estoque de trabalhadores no acumulado dos 12 meses foi de 8,22%, a maior variação no período para os estados brasileiros.

A coordenadora da CGEES, Jádila Andressa, detalhou que no mês de julho, Roraima teve 3.590 admissões e 3.362 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 228 novos empregos. O destaque nas contratações também foi para o setor de serviços.

“O saldo é a diferença entre as admissões e os desligamentos, indicando a taxa de variação relativa no estoque de trabalhadores. Com isso, Roraima chegou a um estoque de 75.531, sendo este o maior número de empregos gerados com carteira assinada da história do Estado”, disse.