ORGULHO DE RORAIMA

Roraimense toma posse como a mais jovem presidenta da Sociedade Brasileira de Matemática

Jaqueline Godoy coleciona conquistas e orgulha seu estado de origem com representatividade e voz às mulheres cientistas.

Jaqueline é, atualmente, professora do Departamento de Matemática da UNB. Foto: Divulgação
Jaqueline é, atualmente, professora do Departamento de Matemática da UNB. Foto: Divulgação

“Eu nasci no extremo norte do País, na cidade de Boa Vista, Roraima. Sou macuxi com muito orgulho, e estou aqui hoje representando também todos os matemáticos e matemáticas da Região Norte, mostrando que aqui também é o nosso lugar, que podemos sim alcançar a presidência da SBM”.

A roraimense Jaqueline Godoy Mesquita assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Com 37 anos, ela é a pessoa mais jovem a assumir a posição. A ex-aluna da USP São Carlos conta que por muito tempo, suas referências para o cargo foram apenas homens.

“Quando eu entendi o que era a SBM, minhas únicas referências de presidentes da sociedade eram homens. Demorei muito para saber que existiram outras mulheres a ocuparem este cargo, e que essas poucas mulheres marcaram a história da matemática brasileira”, contou.

“Espero que o fato de ter uma jovem na presidência da SBM sirva de reflexão sobre a importância de dar espaço aos jovens do país em cargos como estes, pois isso abre espaço para que se construam futuras jovens lideranças, que tragam outras visões e perspectivas de mundo”

Em março deste ano, ela foi a única pesquisadora da América do Sul, Central e do Caribe a conquistar o Science, She says! Award, um reconhecimento oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) a jovens cientistas estrangeiras de destaque.

Em 2019, ela subiu ao palco da Casa Firjan, espaço pertencente à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), para receber o prêmio Para Mulheres na Ciência na categoria “matemática”. Oferecida pela L’Oréal em parceria com a Unesco Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a premiação se tornou um importante marco na carreira da jovem, que na época tinha apenas 33 anos.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.