CENSO

Roraima se mantém como estado com menor número de domicílios

O número de domicílios aumentou em todos os estados e no Distrito Federal

Roraima se mantém como estado com menor número de domicílios

Roraima é um estado brasileiro que se destaca pelo seu menor número de domicílios em comparação com os demais estados do país. De acordo com os dados de 2022, Roraima possuía apenas 211,9 mil domicílios, ficando entre os estados com menor quantidade de residências, ao lado de Amapá e Acre.

Enquanto São Paulo lidera o ranking de estados com o maior número de domicílios, concentrando cerca de um quinto da população brasileira, Roraima apresenta um cenário diferente, refletindo sua menor densidade populacional. 

Essa diferença pode ser explicada pela peculiaridade geográfica de Roraima, que é um estado localizado na região Norte do país e possui uma população relativamente menor se comparada a outras regiões.

Domicílios

O número de domicílios aumentou em todos os estados e no Distrito Federal. São Paulo, que concentrava cerca de um quinto da população brasileira (21,8%), tinha 19,6 milhões de domicílios em 2022, o maior número entre os estados. Doze anos antes, havia 14,9 milhões. Em seguida vem Minas Gerais, o segundo estado mais populoso do país, com 9,6 milhões de domicílios. Entre os estados com menor número estão Roraima (211,9 mil), Amapá (251,9 mil) e Acre (319,3 mil).

São Paulo

Assim como é a cidade mais populosa, a capital paulista também tem o maior número de domicílios do país, com 4,9 milhões. Na comparação com os dados de 2010, quando foram recenseados 3,9 milhões, houve aumento de 27%. Dos 20 municípios com maior número de domicílios recenseados, destacam-se, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte, todos com crescimento acima de 20% na comparação com 2010.

Com informaçoes do IBGE