Roraima se destacou, após deixar a última posição (2024) e subir três colocações no Ranking de Competitividade dos Estados em 2025, levantamento anual elaborado pelo o Centro de Liderança Pública (CPL) em parceria com a Tendências Consultoria e a Sell. De acordo com a pesquisa, o estado alcançou a posição inédita de liderança no pilar de Potencial de Mercado no cenário nacional.
Levantamento avaliou os 26 estados e o Distrito Federal por meio de 100 indicadores distribuídos em 10 pilares considerados essenciais para a competitividade e qualidade da gestão pública dos estados brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desses pilares, Roraima subiu em seis, sendo: Potencial de Mercado (+2); Educação (+2); Capital Humano (+1); Eficiência da Máquina Pública (+1); Solidez Fiscal (+1) e Sustentabilidade Social (+1).
A novidade desta edição foi a inclusão do indicador de feminicídio. Os demais pilares foram divididos em Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
Segundo o diretor-presidente do CPL, Tadeu Barros, tomar decisões com base em dados e evidências é essencial para tornar o setor público mais eficiente.
“O Ranking é uma ferramenta estratégica nesse processo, pois orienta a formulação de políticas públicas a partir de diagnósticos precisos, indicadores consolidados e análise de desempenho. Com ele, o poder público avança para decisões cada vez mais embasadas em informações concretas e menos em opiniões”, finalizou.
Cenário regional
Na visão geral da região Norte, Roraima se encontra na 24ª posição ficando à frente dos estados do Pará (25º); Acre (26º) e Amapá (27º), porém segue atrás de Rondônia (13º); Amazonas (17º) e Tocantins (18º).
Sobre o Centro de Liderança Pública: O CPL (Centro de Liderança Pública) é uma organização suprapartidária sem fins lucrativos que tem como missão desenvolver e engajar líderes públicos para promover um Estado mais eficiente. Uma das ferramentas disponibilizadas por eles é a plataforma do Ranking de Competitividade dos Municípios, que tem como objetivo apoiar a tomada de decisão e melhorar a gestão pública no país.