poliica

Relação entre Lula e Câmara dos Deputados está tensa, reflete senador

Diante de pautas complexas, como o Marco Temporal, para o Dr. Hiran Gonçalves (Progressistas) é preciso que haja uma boa articulação do presidente. Apontamentos foram feitos durante o Agenda da Semana, na rádio Folha FM 100.3.

O senador Dr. Hiran Gonçalves (Progressistas) apontou neste domingo (04) que é visível a relação tensa entre o Governo Federal e a Câmara dos Deputados, em Brasília, após as pautas sensíveis da última semana, como o Marco Temporal. O comentário sobre o cenário político nacional ocorreu durante entrevista ao Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3.

O parlamentar destacou que o presidente da república, Lula, teve dificuldades diante das votação e aprovação do PL 490/07, uma vez que teve menos votos contra a tese dentro da casa legislativa. Gonçalves acredita que “houve uma reação […] que só torna a relação entre o governo e Câmara dos Deputados mais tensionada” e “não ajuda para que ela torne os movimentos na câmara, harmônicos com os poderes executivo”.

No entanto, apontou que é preciso haver uma articulação adequada do governo para que consiga ter espaço no plenário. “A semana foi muito complexa. O governo não tem mais de 130 votos na Câmara, então não consegue [passar], se não tiver uma articulação adequada, o que não está acontecendo infelizmente”, disse o senador.

MP dos Ministérios
O parlamentar também comentou sobre a votação, no Senado, sobre a Medida Provisória de reestruturação dos Ministérios, que ocorreu 24 horas antes de caducar, e foi aprovada com 51 votos. Para ele, não deveria ter ocorrido da forma que foi.

“Foi uma abstenção, a minha. Eu não votei porque o documento chegou de manhã cedo para votar uma hora depois. Eram 300, 400 páginas para ler e como já estava garantido que a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) não estava [incluída para extinção], eu não votei, até por questão de consciência mesmo”, disse o senador, que é a favor da reestruturação do Órgão.

O senador também comentou de outros assuntos nacionais como o PL de igualdade salarial entre homens e mulheres, MP do Bolsa Família, além das rodovias de Roraima, migração venezuelana e o fornecimento de energia da Venezuela. Para conferir a entrevista completa, assista no YouTube pelo canal Folha FM 100.3. O programa vai ao ar todos os domingos, das 08h às 12h.