Casa e decoração

Reforma de casa: saiba quais mudanças valorizam o imóvel

Obras podem fazer toda a diferença na hora de vender

Reformar um imóvel sempre é um ótimo caminho para a valorização do mesmo. Pintar a fachada, refazer instalações de eletricidade ou mesmo dar uma repaginada na planta do local, fato é que todos os tipos de reformas fazem toda a diferença. 

As reformas mais bem-sucedidas são as que prezam pela modernização do imóvel e as que prezam pela segurança, e isso pode ser decisivo principalmente para quem está vendendo seu imóvel e não está encontrando compradores interessados o suficiente. 

Como reformar seu imóvel para valorizá-lo ainda mais? Confira abaixo!

Trocar pisos

Apesar de ser um dos ajustes mais conturbados de se fazer (principalmente pela quantidade de pó que se forma para a limpeza), a troca de piso dá um novo visual para a casa e também traz mais segurança, sobretudo para quem tem crianças. Um piso quebradiço pode causar acidentes, por exemplo.

Têm sido muito utilizados os pisos laminados, pois estes possuem a aparência de uma determinada matéria-prima e tem uma proteção contra a abrasão e a umidade, o que aumenta a vida útil do piso e impede possíveis infiltrações.

 Pintura das paredes

Uma obra bastante simples e que valoriza bastante o imóvel é a pintura das paredes. Isso porque, assim como na situação dos pisos, a estética do imóvel importa muito na hora de alguém comprar e até mesmo na própria sensação de bem-estar de quem está morando. 

Rachaduras, buracos e manchas nas paredes passam uma má impressão ao imóvel, e, com a pintura, o local ganha um novo aspecto. A pintura também pode deixar os ambientes mais iluminados.

Reformas estruturais

As reformas estruturais são aquelas que envolvem um planejamento maior, como a derrubada de uma parede para ampliar a sala ou unir quartos, por exemplo, e a reforma da rede elétrica e da rede hidráulica. Isso não valoriza o imóvel de maneira direta na estética, mas valoriza em questão de segurança.

Infiltrações em paredes normalmente são consertadas com reformas estruturais – e, nestes casos, é muito importante ter um profissional para te ajudar com as ferramentas necessárias, como martelete e outras. São reformas que precisam de uma mão de obra especializada, pois poderá haver alteração na planta do imóvel, o que, muitas vezes, também deve ser negociado com o condomínio (no caso de apartamentos) e/ou a prefeitura local.