LETRAS SABOROSAS

Quibe assado: aprenda a fazer essa deliciosa receita

Quibe assado: aprenda a fazer essa deliciosa receita

Receita do dia

INGREDIENTES: 
600g de patinho moído
300g de trigo para quibe
03 xícaras de água morna para hidratar o trigo
20 folhas de hortelã picada
01 pacote (65g) de creme de cebola
01 cebola pequena cortada em cubinhos
05 dentes de alhos cortados em cubinhos
03 pimentas de cheiro cortadas em cubinhos
Azeite de oliva para regar

MODO DE FAZER:

Hidratar o trigo para quibe com água morna em uma tigela, deixar de molho por 20 minutos. Depois com ajuda de um pano ou com uma peneira bem fina, retire toda a água, esprema bem para que o triguilho fique bem seco.

Transferir depois que estiver sem a água, o trigo para uma vasilha, acrescentar o patinho moído, o creme de cebola, as folhas de hortelã picadas, a cebola, o alho, a pimenta de cheiro, misture muito bem, até ficar homogêneo, até conseguir uma liga, corrija o sal e finalize com o azeite.

Transferir a massa do quibe para uma forma untada com azeite, pode usar um refratário 30X20, alise bem a massa, colocar um pouco mais azeite por cima, levar para o forno pré-aquecido a 200°C por 30 minutos.

DICA: esse quibe assado pode ser recheado com queijo mussarela, bacon ou com uma carne moída com mais gordura.

Sabor da Amazônia com o chef Felipe Schaedler e outras experiências gastronômicas na capital americana

Chef Felipe Schaedler (Foto: Romero Cruz)

Existe um movimento para dar maior visibilidade e divulgar a nossa culinária brasileira pelo mundo através de ações do Itamaraty no projeto Brasil em Sabores.

A Embaixada do Brasil em Washington, DC e o Instituto Guimarães Rosa que é uma unidade do Ministério das Relações Exteriores responsável pela área cultural brasileira, vão apresentar no REACH to FOREST uma experiência culinária exclusiva que levará os comensais para uma viagem de sabores da Amazônia com curadoria do premiado chef brasileiro Felipe Schaedler. Com ele ainda estão o chef Zondonaides Carleilson e Paulo Carvalho do restaurante Banzeiro de São Paulo.

O REACH to FOREST, é um festival internacional que vai explorar a arte, a natureza e o meio ambiente, e que tem como tema a simbiose entre florestas e a intervenção humana, reafirmando a importância da floresta em pé e da sustentabilidade para um futuro melhor.

Serão dois jantares na próxima semana no The Kennedy Center, ao preço de US$121 por pessoa com dois menus à escolha que pode ser de peixe ou o vegano. Os menus que a Schaedler criou para o evento vão incluir ingredientes da Floresta Amazônica brasileira. Um dos pratos que o chef Felipe escolheu para apresentar será um “Chibé” de vieira crua, tucupi, farinha do Uarini e pimenta jiquitaia Baniwa.

A capital americana tem a presença de cerca de 175 embaixadas e organizações internacionais que fazem de Washington, D.C. uma cidade com a cultura mais diversificada, com influência direta na gastronomia. Pode-se saborear desde a cozinha tipicamente americana até especialidades da culinária etíope, vietnamita, italiana e latino-americana, entre outras.

A nova tendência na cidade é a “experiential cuisine”, que vem transformando o simples ato de comer em experiências sensoriais. Com esse conceito, restaurantes estão incorporando elementos visuais, táteis, olfativos e sonoros para criar uma atmosfera única e transformar o momento das refeições em memórias inesquecíveis. Vale adotar técnicas inovadoras na apresentação dos pratos, lançar mão de ingredientes incomuns, incorporar arte e design à culinária e até criar narrativas na apresentação dos menus.

Coquetéis criados pela inteligência artificial, jantares de olhos vendados, oficinas de sushi e sessões de degustação com chefs de embaixadas são algumas das inovações propostas no conceito da experiential cuisine que tem movimentado e coloca na vanguarda a cena gastronômica de Washington, DC.

Algumas das experiências que pode encontrar na cidade são:

1-Pratt Standard Cocktail Company Classes – Participe de aulas que incluem uma hora de instrução sobre a história do coquetel, destilação e técnicas como guarnição, agitação e mistura.
2-Pineapples and Pearls – Propõe uma abordagem divertida com um menu de degustação elegante e lúdico composto por vários pratos harmonizados com bebidas. Cada refeição inclui um livro para folhear, uma coleção de histórias e fotografias que explicam partes do curso a ser servido, e outras surpresas.
3-Museu Artechouse – Os visitantes podem dar vida ao seu coquetel através de realidade aumentada, escaneando-o com seus dispositivos móveis. Os designs de RA mudam com base na exposição atual do museu.
5-Drunk Shakespeare no The Sage Theatre – Em um speakeasy escondido, cinco atores treinados apresentam seu ritual sagrado. Um deles toma cinco doses de uísque e depois tenta realizar um papel importante em uma peça de Shakespeare. A diversão é garantida.
6- Minibar by José Andrés- É uma das experiências gastronômicas mais exclusivas em DC, que permite ao público acesso à cozinha onde mais de uma dúzia dos melhores chefs de DC trabalham juntos e sincronizados na preparação de suas especialidades.
7- Seven Reasons – Com lançamento previsto para março, uma experiência surpresa de degustação com o Chef Enrique Limardo propõe que clientes vendados resolvam quebra-cabeças e charadas para “desbloquear” o menu e os utensílios ao longo de um evento interativo de três horas de duração.
8- Embassy Chef Challenge by Events DC – Chefes das embaixadas de Washington, DC participam de uma competição amigável que celebra a diplomacia culinária, por meio de degustações de comida e bebida e mostras de trajes culturais do mundo todo.
9- Crumbs & Whiskers – Primeiro café para animais de estimação da cidade, onde o cliente pode brincar e até adotar um gatinho local.
Para encontrar mais experiências gastronômicas acesse www.washington.org/pt