FOLIA CONSCIENTE

Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis deve ser redobrada no carnaval

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas pelo contato sexual sem proteção

Utilizar preservativo é o meio mais seguro para evitar gravidez e ISTs (Foto: Divulgação/Governo de Roraima)
Utilizar preservativo é o meio mais seguro para evitar gravidez e ISTs (Foto: Divulgação/Governo de Roraima)
Publicidade
Publicidade

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, são transmitidas, principalmente, pelo contato sexual sem proteção. No carnaval, a atenção ao uso do preservativo deve ser redobrada.

De acordo com a técnica do Núcleo de Controle das DST/Aids da Secretaria de Saúde, Jamilla Correia, o preservativo é o único método contraceptivo de dupla proteção existente até o momento, uma vez que evita ao mesmo tempo uma gravidez não planejada e problemas de saúde causados pelas ISTs, como sífilis, gonorreia, clamídia, papilomavírus humano (HPV) e herpes.

“Nós orientamos e conscientizamos a população sobre o acesso a esses insumos de forma gratuita, por isso, busque uma unidade mais próxima da sua casa. Ter acesso a esses insumos ajudará a diminuir ou até mesmo extinguir a cadeia de transmissão”, reforçou.

Conforme informações obtidas pela Pesquisa Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, em 2019, cerca de 60% dos brasileiros acima de 18 anos já tiveram relações sexuais sem uso de preservativos. Apenas 28,8% afirmaram usar preservativos em todas as relações sexuais, e outros 17,1% às vezes.

Além de fazer o repasse de preservativos, o Núcleo realiza testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C. O órgão também realiza o envio de medicamentos para a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e antirretrovirais, que são utilizados para o tratamento de pacientes com HIV.

“Caso você tenha sido exposto em uma relação sexual desprotegida, sofreu algum acidente de trabalho com perfurocortante, exposto a objetos ou fluidos contaminados, procure uma unidade próxima da sua casa que esteja funcionando nesse período prolongado de feriado para que você receba todas as orientações”, completou.

É importante destacar que, além dos Unidades Básicas de Saúde (UBS), os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem buscar orientações e tratamento contra as ISTs junto ao CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), unidade que funciona em anexo à Policlínica Coronel Mota, na Avenida Ville Roy, 5820, Centro de Boa Vista.

Publicidade