AMPLIAÇÃO

Pix poderá ser usado em estacionamentos e transporte público

Segundo o BC, há ainda a possibilidade da utilização do Pix para pagamentos a prazo ou parcelados

A maioria dos casos relatados são referentes ao sistema pelo Banco do Brasil. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A maioria dos casos relatados são referentes ao sistema pelo Banco do Brasil. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A funcionalidade do Pix pode ser ampliada futuramente para pagamentos de pedágios, estacionamentos, transporte público e até transações internacionais, segundo relatório publicado pelo Banco Central (BC) na segunda-feira (4).

“Muitos negócios que hoje não são realizados pela falta de “conectividade” poderão ser viabilizados instantaneamente, de forma simples, segura e com menor custo”, informou em nota.

O Pix também poderá permitir, no futuro, a integração com sistemas de pagamentos instantâneos internacionais, viabilizando a realização de transações transfronteiriças entre o Brasil e outros países, como remessas, pagamentos entre empresas e pagamentos de compras de bens e de serviços no exterior. 

“Certamente outros produtos e funcionalidades serão ainda vislumbrados e desenvolvidos conforme as demandas da sociedade e os aperfeiçoamentos estruturais e tecnológicos vindouros. […] Muitas novidades ainda serão implementadas. A revolução iniciada em 2020 foi apenas o começo”, pontuou.

Segundo a autoridade monetária, há ainda a possibilidade de estabelecer regras padronizadas que viabilizem a utilização do Pix para pagamentos a prazo ou parcelados, “mitigando o risco de crédito do recebedor em eventuais situações de inadimplência do pagador”, complementou.

CHAVES PIX

A quantidade de chaves Pix cadastradas vem apresentando crescimento expressivo, sendo as pessoas físicas responsáveis pela ampla maioria delas. No primeiro mês de operação do Pix, em novembro de 2020, havia 95 milhões de chaves Pix cadastradas, sendo 96% das chaves de pessoas físicas. 

Em relação aos tipos de chaves cadastradas, a aleatória é a mais representativa, representando em dezembro de 2022, 42% das chaves registradas.

PIX AUTOMÁTICO

O Pix permitirá a realização de pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador, sem a necessidade de que o usuário autentique a transação a cada mês. 

Essa funcionalidade, trará maior facilidade eliminando a necessidade de o usuário pagador ter que agendar e/ou efetuar o pagamento a cada transação individualmente, minimizando o risco de que o pagamento não seja realizado por esquecimento do pagador, e evitar custos com multas e juros pelo atraso.

“O Pix Automático será desenvolvido de forma bastante flexível, para atender à multiplicidade de negócios em suas diferentes necessidades e para oportunizar que múltiplos agentes possam ofertar a solução aos recebedores, estimulando a competição”, pontuou.

Acesso o Relatório de Gestão do Pix.