CONTEÚDO PATROCINADO

‘MÃES CENTENÁRIAS’: Projeto multimidia da Assembleia Legislativa homenageia seis mulheres com mais de um século de vida

Produção coordenada pela Superintendência de Comunicação inclui exposição fotográfica, documentário, livro e campanha de storytelling nas redes sociais (Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)
Produção coordenada pela Superintendência de Comunicação inclui exposição fotográfica, documentário, livro e campanha de storytelling nas redes sociais (Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Superintendência de Comunicação (SupCom), produziu o “Mães Centenárias”, um projeto multimídia que aborda a história de seis mulheres, relatando experiências com a maternidade e as transformações na sociedade roraimense nesses mais de um século de vida.

Raimunda Ferreira, de 104 anos; Perolina Brilhante, de 103; Felícia Laureno e Maria Júlia, de 101 cada; e Celciana da Conceição e Maria Eulina, com 100, são as personagens homenageadas pelo Poder Legislativo no Dia das Mães, comemorado em 12 de maio. Ao todo, serão lançados quatro produtos.

Fotografias ficam expostas no hall do Poder Legislativo até dia 27 de maio e, posteriormente, devem percorrer outros prédios da Casa (Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)

Produção inclui exposição fotográfica, documentário, livro e campanha de storytelling nas redes sociais. A mostra já está disponível para visitação no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, no hall da sede da ALE-RR e segue até o dia 27 de maio. Posteriormente, a exposição seguirá para outros prédios do parlamento.

Presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)

“Essa exposição é uma singela homenagem da Assembleia Legislativa às mães roraimenses. Convido a todos para acompanhar os belos registros dessas mulheres centenárias, captadas pela nossa equipe de comunicação, que conseguiu retratar a simplicidade, a beleza e a força dessas mães. Para o Poder Legislativo, a Casa do Povo, olhar para cada uma delas é também perceber o quanto nosso Estado evoluiu em um século”, ressaltou o presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos).

Conforme a diretora de Relações Institucionais da Casa, Adriana Cruz, o trabalho, que envolveu grande parte da equipe, foi planejado e executado com muito cuidado e carinho.

Diretora de Relações Institucionais da ALE-RR, Adriana Cruz (Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)

“Este ano, tem um desdobramento um pouco mais carinhoso e atencioso. Nosso produto cresceu, foi feito com cuidado, com a participação de todas as diretorias da SupCom e com o zelo que essas senhoras e suas histórias de vida merecem”, destacou Adriana.

Ainda segundo ela, quem não puder visitar o prédio do Legislativo, durante horário comercial, poderá prestigiar a mostra de modo virtual, pelo site al.rr.leg.br. As fotos ficarão disponíveis na página durante todo o mês.

Honraria, documentário e livro

Mostra em homenagem ao Dia das Mães está disponível no hall da sede do Poder Legislativo e no site al.rr.leg.br (Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

No dia 15, às 9h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, haverá uma sessão especial em homenagem às seis mães participantes do projeto, com a entrega da Comenda Orgulho de Roraima. A proposta foi indicada pelo presidente Soldado Sampaio e aprovada pelos deputados na sessão ordinária de 30 de abril.

“É uma vida inteira de experiências, aprendizados e histórias para contar. Cada uma dessas mulheres, à sua maneira, deu sua contribuição para Roraima e, nada mais justo do que conceder a honraria”, destaca Sampaio.

Durante a sessão especial ocorrerá ainda a estreia do documentário e a entrega do fotolivro. No filme, uma espécie de “por detrás das cenas”, os filhos de três das personagens também são entrevistados, assim como os profissionais que participaram da produção que leva o mesmo nome do projeto e tem cerca de 25 minutos. Já o livro possui 80 páginas e entrelaça suas vidas com o contexto histórico de Roraima, além de mostrar curiosidades e trazer imagens do cotidiano delas.

Idealizador do ‘Mães Centenárias’, Josué Ferreira, comenta sobre a produção que teve a cooperação de todas as diretorias da SupCom ALE-RR (Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

O jornalista Josué Ferreira foi o idealizador do projeto que surgiu em um domingo após conferir algumas publicações de mães mais idosas que compartilham conselhos para as gerações mais novas. Ele conta que toda a produção durou cerca de dois meses.

“É um projeto bem grande, por causa dos diversos produtos que tem, mas está lindo, com todos os conselhos dessas mães e as fotos. Foi um processo de resgate histórico também. Por isso, foi demorado, trabalhoso, exigiu muito cuidado, sensibilidade e humanização. Ele foi construído a muitas mãos, mas deu super certo e está muito bonito”, pontuou.

Redes Sociais

Por fim, foi produzida com dona Raimunda Ferreira, Perolina Brilhante e Maria Júlia, as três personagens do documentário, uma campanha de storytelling para as redes sociais da Casa Legislativa. Os vídeos serão publicados no Facebook, Instagram e TikTok da ALE-RR nos dias 6, 15 e 22 de maio. Neles, os internautas vão assistir a alguns trechos da vida das idosas que não estão no documentário.

A coordenadora de Marketing da ALE-RR, Nattacha Vasconcelos, explicou que o diferencial do storytelling é chamar a atenção de um maior público para os produtos principais.

Coordenadora de Marketing da Assembleia Legislativa, Nattacha Vasconcelos (Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

“É como uma espécie de aperitivo do que vem pela frente para gerar aquela expectativa e curiosidade de as pessoas irem conferir o material completo que é a exposição e o documentário lançado pela TV Assembleia. Os posts irão ficar lá nas nossas redes sociais para quem quiser conferir outras vezes”, informou Nattacha.

Livro fotográfico

Bastidores das gravações e registros fotográficos do “Mães Centenárias” (Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

O livro “Mães Centenárias” resgata as histórias de seis mulheres, sendo quatro nordestinas e duas nortistas, que escolheram Roraima para viver. A obra faz parte do projeto da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima, que inclui exposição fotográfica, documentário e campanha de storytelling nas redes sociais.

Neles, são apresentadas memórias de cada uma em seus papéis de mulher, filha, mãe e avó, entrelaçando-as no contexto histórico e social, desde os primeiros passos de desenvolvimento do Estado, o fluxo migratório, a atuação da igreja Católica, até um retrato da vivência da comunidade Terra Preta, no Baixo Branco. Suas experiências possibilitam uma melhor compreensão de diferentes épocas e vivências, contribuindo para a nossa perspectiva sobre o passado e o presente.

A concretização do livro é fruto do trabalho coletivo e se tornou possível com a colaboração de familiares, amigos e da comunidade, ao disponibilizarem fotos atuais, antigas e na construção das legendas por meio de suas lembranças. São relatos que não estão documentados em livros oficiais e enriquecem a nossa compreensão do lugar no qual vivemos.

Para a realização das entrevistas presenciais, a equipe de Comunicação percorreu os municípios de Boa Vista e Caracaraí. As imagens foram digitalizadas e outras recebidas pela internet. Agora, as fotos que estavam guardadas e esquecidas nos lares, ganharam visibilidade e são eternizadas pelo livro, para serem apreciadas pelas próximas gerações.