LITERATURA

Livro ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ aumenta vendas após viralizar no TikTok

A a versão em inglês do livro se tornou a mais vendida na Amazon

O o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas foi oficialmente publicado como romance em 1881 (Foto: Divulgação)
O o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas foi oficialmente publicado como romance em 1881 (Foto: Divulgação)

versão em inglês do livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” se tornou a mais vendida na categoria “Literatura Latino-Americana e Caribenha” na Amazon dos Estados Unidos. Esse sucesso ocorreu após um vídeo da escritora e leitora Courtney Henning Novak, onde ela avalia livros de vários países, viralizar no TikTok.

Com isso, o livro de Machado de Assis se tornou um best-seller, superando clássicos latino-americanos como “Amor nos Tempos do Cólera”, de Gabriel García Márquez, e a coletânea de ficções de Jorge Luis Borges. Além disso, a versão e-book de “Brás Cubas” figura em 11º lugar na lista de mais vendidos.

O ranking se refere às versões físicas dos livros comercializados pela Amazon para clientes nos EUA. Publicada pela editora Penguin Classics, a edição em inglês, intitulada “The Posthumous Memoirs of Brás Cubas”, foi traduzida por Flora Thomson-DeVeaux.

“A leitura deste romance é uma visita ao mais íntimo dos segredos da literatura brasileira, é uma viagem que transborda nossa autocrítica tantas vezes negligenciada pela preferência aos best-sellers estrangeiros”, ressalta Ramon Felipe Ronchi, professor de Literatura do Colégio Marista Pio XII.

Sucesso centenário
Originalmente publicado como folhetim em uma revista, prática comum na época, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” foi oficialmente lançado como romance em 1881, tornando-se a primeira obra do Realismo na literatura brasileira.

O narrador, descrito como “defunto-autor”, é Brás Cubas, que começa a narrar sua autobiografia após sua morte. Pertencente a uma família rica, ele espelha as hipocrisias das elites brasileiras do século 19, refletindo sobre questões como moral e a preocupação com as aparências.