Artistas de Roraima e dos demais estados da Amazônia Legal têm até este sábado, 26 de julho, para se inscrever na segunda edição do Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025. A premiação busca reconhecer a diversidade musical da região e está com inscrições abertas exclusivamente pela internet, no site www.premioamazoniademusica.com.br.
Podem concorrer obras autorais lançadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, disponíveis em plataformas digitais com registro ISRC. São aceitos singles, EPs e álbuns completos.
De acordo com Arthur Espíndola, idealizador do projeto, a proposta é ampliar o alcance de artistas locais que muitas vezes ficam fora do circuito de premiações nacionais. “A cena musical amazônica é muito rica e diversa. Quando a gente fala de Amazônia, estamos falando de muitas Amazônias”, explicou.
Arthur reforça que a curadoria é feita por profissionais da própria região. “Todos os nossos curadores são amazônidas. Cada estado da região terá um representante participando da avaliação. É um projeto que nasce com esse espírito de união, de reconhecer e premiar aquilo que tem o nosso DNA”, afirmou.
Categorias e premiação
As premiações serão divididas por gêneros musicais como Sonoridades Amazônicas (reggae, lambada, zouk), Música de Cultura Popular (carimbó, boi-bumbá), Pop, Música Urbana (hip hop, tecnobrega), MPB, Instrumental, Música Erudita, Rock, Samba/Pagode, Sertanejo/Forró e Brega.
Além disso, haverá categorias gerais como Artista do Ano, Artista Revelação (por voto popular), Produção Musical, Melhor Clipe/Álbum Visual/Show em plataforma audiovisual e Melhor Projeto de Música Infantil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de agosto no Theatro da Paz, em Belém (PA), com transmissão ao vivo pela TV e Portal da Cultura Rede de Comunicação. A cantora paraense Joelma será a grande homenageada da noite, celebrando seus 30 anos de carreira com interpretações de seus sucessos por artistas convidados.
O Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 é apresentado pelo Sebrae, com patrocínio do Banpará e da Equatorial Pará, via Lei Semear (Fundação Cultural do Pará) e Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet). A realização é da Oriente Multi Produções e Milk Produções, em parceria com a Cultura Rede de Comunicação.