HANDEBOL

FHER promove curso de formação de árbitros em Boa Vista

Participantes obterão formação dupla: árbitro de handebol de quadra e handebol de praia.

O curso está programado para encerrar no dia 15 de novembro - Foto: Divulgação
O curso está programado para encerrar no dia 15 de novembro - Foto: Divulgação

A Federação de Handebol do Estado de Roraima (FHER) está realizando, pela primeira vez na capital, um curso de formação de árbitros. A iniciativa marca um novo capítulo para a federação, cujo último registro público remonta a 15 de agosto de 1988, há 35 anos.

Presidida por Elaine Morellato, a nova federação foi estabelecida em 2022, tendo iniciado suas atividades em janeiro do mesmo ano, sendo oficialmente reconhecida pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHB) através do comitê de transição.

Desde sua fundação, a FHER tem promovido diversas atividades, incluindo um workshop de atualização de regras em agosto de 2022, o auxílio na criação de 3 polos de mini-handebol e a participação em um campeonato de seleções juvenil, onde conquistou a inédita medalha de bronze. Em 2023, a federação vem realizando o Circuito Roraimense de Handebol de Praia nos meses de março e maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Durante a realização das etapas do circuito, identificou-se a necessidade de profissionais de arbitragem formados no estado. Diante dessa demanda, a FHER decidiu promover o curso de formação de árbitros, contando com o renomado árbitro Hernandes Cruz da CBHB como instrutor.

O curso, chancelado pela CBHB, teve início no último dia 10 de novembro nas instalações do IFRR e da Fametro, adotando o formato 2 em 1. A turma, composta por 22 novos árbitros, terá a oportunidade de obter formação dupla: árbitro de handebol de quadra e handebol de praia.

Hernandes Cruz, com um vasto currículo que inclui duas formações e a posição de árbitro intercontinental da Confederação Sul e Centro Americana de Handebol (COSCABAL), elogiou a atitude inovadora da federação. Para ele, essa iniciativa não apenas engrandece as modalidades, mas também proporciona a formação de novos profissionais, contribuindo para o desenvolvimento do handebol no estado.

Os alunos, provenientes de diversos segmentos, como árbitros de outras modalidades, atletas e professores de educação física, veem na oportunidade uma chance única de aprofundar seus conhecimentos na modalidade que amam e vislumbram qualificações futuras, almejando os títulos de árbitro regional, nacional e além.

O curso está programado para encerrar no dia 15 de novembro, com os novos árbitros atuando na 3ª Etapa do Circuito Roraimense, que ocorrerá na praça Airton Sena.

A presidente da federação, ao comentar sobre a participação entusiasmada dos novos integrantes, ressalta que a presença de pessoas comprometidas e motivadas demonstra que a FHER está no caminho certo.

O curso contou com o apoio do Programa Compete Roraima da Setrabes, do Governo do Estado de Roraima, da Liramoto, Quiosque da Praia, IFRR e Fametro.