A 7ª edição da campanha “Pote de Vidro, Sinônimo de Vida” da Escola Estadual Oswaldo Cruz, segue recebendo doações de potes de vidro com tampa de plástico até o dia 15 de setembro. Campanha incentiva a doação desses recipientes utilizados pelo Banco de Leite Humano da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth na conservação do leite, considerado essencial na recuperação de bebês que nascem prematuros.
Campanha foi iniciada na escola em 2018, após uma experiência pessoal da coordenadora pedagógica, Gisele Sandra.
“Tive meu filho prematuro e ficamos 27 dias na UTI. Naquele momento, o banco de leite humano me ajudou muito, porque meu filho precisou de leite doado. Como eu fiz uma cesárea de emergência, meu leite demorou para descer, e o primeiro alimento que ele recebeu foi justamente o leite doado. Ali, aprendi a verdadeira importância do banco de leite, da ordenha e da solidariedade”, contou.
Além de incentivar a doação desses recipientes, o projeto visa promover o descarte correto. “Sensibilizar a comunidade gerando um impacto positivo na redução do descarte de resíduos. É um trabalho de formiguinha, mas que faz diferença, porque evita que tanto o plástico quanto o vidro acabem degradando a natureza”, afirmou a coordenadora.
Local para a entrega dos potes: As doações podem ser feitas na sede provisória da instituição, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº6241, Centro.
Sobre o Banco de Leite Humano
O Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth é voltado para o atendimento de recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neoantal. Para fazer o cadastro como doadora, a voluntária precisa ter excedente de leite, estar com boa saúde e não fazer uso de medicamentos contraindicados para a amamentação.