
A empreendedora Miriam Moreira Silva, de 44 anos, viu na época do arraial uma oportunidade de ganhar dinheiro. A vendedora criou a barraquinha Milho do Norte, que está atendendo nos oito dias do Boa Vista Junina 2025. Tendo como carro chefe o alimento que é a cara dos festejos juninos, a vendedora inovou com o milho recheado do que o cliente quiser.
Com produtos a base de milho, a vendedora consolidou o seu nome nos festejos há mais de 20 anos. Miriam contou que começou vendendo de tudo um pouco, mas uma simples publicação no Instagram acabou dando uma nova identidade ao seu negócio
“Comecei com milho, bebidas e produtos em gerais. Sempre vendemos canjica, o Mungunzá e a Pamonha. Mas certo dia eu estava lá de bobeira, e vi essa ideia de milho diferenciado no Instagram da Carol Dantas. Ela divulgou que estava atrás de um empreendedor que tivesse a coragem de alavancar essa ideia do milho recheado para o nosso estado”, explicou a empreendedora.
A partir da ideia de trazer um diferencial para a sua empresa, a Miriam viu em uma maneira mais prática de comer o milho o seu principal produto. Para isso, o incentivo surgiu de onde a empreendedora menos esperava.
“A Carol comentou que já tinha visto esse milho em suas viagens, e tinha interesse de trazer para o estado. Eu achei interessante, então Carol e eu sentamos e alinhamos tudo sempre com muita fé de que iria dar certo. Quanto ao investimento financeiro eu não me preocupei, essa parte foi toda planejada pela equipe da Carol”, contou a vendedora.
Sabores que agradam todos os Roraimenses
A roraimense Julia Aline Kermenezes Cavalcanti, que vai todos os anos no BV Junina, contou que a ideia de vender o milho já cortado e em um recipiente pra transporte facilitou a vida de quem quer passear sem se sujar. A consumidora foi no tradicional, um milho quentinho com manteiga e sal.
“É uma forma diferente de comer milho, geralmente a gente compra na espiga com a palhinha, mas desse jeito suja bastante. Desse modo eu acho até mais higiênico. A gente não se suja tanto. Eu achei diferente e bem prático, com um valor que cabe no bolso”, explicou a cliente.
A barraquinha do Norte tem de tudo e para todos os gostos, o cliente pode montar o seu milho da maneira que quiser. Os acompanhamentos vão da tradicional manteiguinha com sal, até uma opção mais completa com carne desfiada, calabresa, cebolinha e queijo coalho. A empreendedora explicou que os acompanhamentos foram pensados para agradar os paladares roraimenses.
“Trouxemos esse empreendimento para os roraimenses e feito por mulheres roraimenses. Então, sentamos e, a partir disso, fomos elaborar quais recheios seriam mais vendáveis. Aqui a região norte, o povo gosta de um queijinho coalho, com uma carne de sol, banana frita. Também trouxemos diversidades nas opções, tem palmito, alho frito, azeitona, creme de frango e etc. Para agradar todos os gostos. E se o cliente pedir: – Ah, eu quero um com palmito, um uma coisinha mais light, com a cebolinha verde, também temos”, explicou Miriam.
Os desafios do empreendedorismo
Começar a empreender pode ser desafiador. Custear despesas iniciais, planejar a divulgação de seu produto e até mesmo ter um incentivo externo para dar o pontapé inicial. Com Miriam não foi diferente. Antes de ter o seu negócio diferenciado, foram muitos dias de planejamento e luta. No entanto, a vendedora explicou que, apesar de todas as dificuldades, ter fé é essencial.
“O que falta é o incentivo. Porque vontade muita gente tem, mas quando não se tem um apoio às vezes se torna muito difícil. Nós empreendedores, às vezes sofremos muitos com essa situação. E com a falta do incentivo, e de um apoio. E isso as vezes é bastante complicado, mas não desista, continue batalhando para ter o seu dinheiro”, finalizou Miriam Moreira.
