É falsa informação de que eleitor votou em Lula e Bolsonaro ao mesmo tempo

Justiça Eleitoral informa que, além de ter sido visivelmente editado, o vídeo contém informações falsas. Isso porque não há nenhuma indicação de qual candidatura o eleitor votou no terminal do mesário

Circula desde domingo (30) no WhatsApp um vídeo gravado por uma mesária durante a votação em uma seção eleitoral de Rio Branco, capital do Acre. Ela mostra a tela do terminal do mesário e afirma que os números significariam que o eleitor votou duas vezes para presidente da República: uma para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outra para Jair Bolsonaro (PL).

Em seu site, a Justiça Eleitoral informa que, além de ter sido visivelmente editado, o vídeo contém informações falsas. Isso porque não há nenhuma indicação de qual candidatura o eleitor votou no terminal do mesário. O resultado da votação só é conhecido depois do encerramento dos trabalhos na seção eleitoral, quando é impresso o Boletim de Urna (BU), relatório em papel que revela quantos votos em candidaturas, partidos, nulos e em branco foram registrados naquela urna eletrônica.

Mas o que significam os números?

A Justiça Eleitoral explica que a primeira linha abaixo do relógio se refere, respectivamente, à quantidade de eleitores (com e sem biometria) que compareceram à seção até o momento e o total de pessoas que votam no local.

A segunda linha mostra os eleitores com biometria cadastrada que não tiveram a digital reconhecida pelo leitor e precisaram ser liberados pelo ano de nascimento para votar. A última sequência de números, por sua vez, aponta o eleitorado com digital cadastrada que compareceu às urnas até aquele horário.

Os dados da coluna inferior mudam concomitantemente porque há possibilidade de o eleitor ter a biometria cadastrada, mas que não foi reconhecida pelo leitor biométrico do terminal do mesário na hora da votação.