ESPORTE INFANTIL

Cross Kids: prática esportiva contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças

Modalidade tem como objetivo melhorar o equilíbrio, favorecer o desenvolvimento muscular e a coordenação motora dos pequenos

atividade tem como objetivo melhorar o equilíbrio, favorecer o desenvolvimento muscular e a coordenação motora dos pequenos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
atividade tem como objetivo melhorar o equilíbrio, favorecer o desenvolvimento muscular e a coordenação motora dos pequenos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

No mundo moderno, onde as crianças passam cada vez mais tempo diante das telas e enfrentam desafios relacionados à obesidade infantil, o Cross Kids surge como uma opção dinâmica e motivadora.

A prática vem ganhando espaço como uma modalidade de treinamento funcional voltada para crianças pequenas e no início da adolescência, podendo ser praticada a partir dos 6 anos de idade e até os 14 anos. Essa atividade tem como objetivo melhorar o equilíbrio, favorecer o desenvolvimento muscular e a coordenação motora dos pequenos.

(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Utilizando as técnicas do cross training convencional para adultos, como puxar cordas, correr e pular obstáculos, o Cross Kids adapta esses exercícios com instrumentos como caixas, pneus, pesos e barras, ajustados de acordo com a idade, altura e peso das crianças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Benefícios

Lucas Allan, instrutor de cross training durante entrevista à Folha (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Para o instrutor Lucas Allan Barros Rodrigues, da academia Live shape Crosstraining, a prática auxilia no desenvolvimento físico e cognitivo. “O Cross atua justamente nessa área, incentivando as crianças a serem mais ativas na escola, em casa e fora, além de promover disciplina e bons hábitos alimentares”, afirmou.

Este tipo de exercício dinâmico traz diversos benefícios para as crianças, incluindo:

(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
  • Melhora do equilíbrio.
  • Desenvolvimento da musculatura.
  • Estímulo da interação social.
  • Aprimoramento da coordenação motora.
  • Aumento da autoconfiança.
  • Contribuição para o bom desenvolvimento cognitivo e raciocínio.

Relatos de experiências

Labelly Helena tem 8 anos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Raianny Benedetti, mãe de Labelly Helena, de 8 anos, ressalta os benefícios percebidos desde que sua filha começou a praticar a modalidade: “O esporte trouxe muitos benefícios para a minha filha. Além de mantê-la longe das telas, ela se tornou mais disposta, de melhor humor e até sente que está emagrecendo com as atividades aqui”, compartilhou.

Pietro Wariss tem 9 anos e está no quarto ano do ensino fundamental (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Para Pietro Wariss, de 9 anos, o CrossFit é uma experiência desafiadora e divertida: “Eu aprendi que isso aqui é difícil para caramba, mas na sexta-feira é o melhor dia da minha vida, porque tem mais brincadeiras, e eu posso interagir com as outras crianças”, disse.

Sofia Wariis tem 6 anos e está no primeiro ano do ensino fundamental (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A irmã mais nova de Pietro, Sofia Waris, de 6 anos, também compartilhou sua empolgação com as atividades: “O que eu mais gosto de fazer aqui é jogar Queimada. A minha professora falou que as brincadeiras também ajudam em várias coisas, então eu gosto de vir para cá, porque é divertido e eu aprendo muitas coisas. Eu não falto nunca.”

Davi Souza tem 11 anos e está no sexto ano do ensino fundamental (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Já Davi de Souza, de 11 anos, destacou o impacto positivo na sua rotina desde que começou a praticar o Cross Kids. “Eu faço cross há quase três meses, então eu aprendi a ter hábito mais saudável. O que mais gosto daqui é de fazer exercício mesmo e brincar com as outras crianças”, finalizou.

Como funciona?

(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

No Cross Kids, cada treino é adaptado às necessidades individuais, idade e características físicas das crianças, sempre acompanhado de perto por um profissional de educação física. Isso garante que os pequenos não excedam seus limites e evita possíveis lesões musculares.

Alguns dos exercícios realizados incluem puxar cordas, correr, pular obstáculos e diversos outros desafios adaptados à idade e habilidade de cada criança.