OPERAÇÃO ÁGATA FRONTEIRA NORTE

Com mais 200 mil kg, cargas lançadas à TI Yanomami chegam a 500 toneladas

Na última semana, as Forças informaram a ultrapassagem de 300 toneladas entregues entre maio e junho. Agora, alcançou a maior atividade de lançamento aéreo de suprimentos

Aeronave do Comando Conjunto da Operação Ágata Fronteira Norte (Foto: reprodução/FAB)
Aeronave do Comando Conjunto da Operação Ágata Fronteira Norte (Foto: reprodução/FAB)

As Forças Armadas chegaram a mais um recorde em lançamento de cargas. Nesta sexta-feira (23), divulgaram que 500 toneladas de cargas já foram lançadas na Terra Indígena Yanomami, por meio da Operação Ágata Fronteira Norte.

Na última semana, as Forças informaram a ultrapassagem de 300 toneladas entregues entre maio e junho. Agora, alcançou a maior atividade de lançamento aéreo de suprimentos com a marca de 500 toneladas de cargas lançadas no 4º Pelotão Especial de Fronteira em Surucucu (4º PEF Surucucu).

As cargas são utilizadas para transporte de cestas básicas para as demandas das 40 comunidades indígenas da região. Como também, para envio de materiais que atendam os agentes e o 4º PEF Surucucu.

A estrutura e organização dos lançamentos ocorre de forma conjunta entre Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Federal (PF), IBAMA, Funai e demais Órgãos. De modo geral, as cargas que pesam 560 kg cada, tem preparação na base área de Boa Vista e transporte pelas aeronaves da FAB. Em seguida, após o lançamento, são recebidas e distribuídas pelos agentes presentes no Pelotão em Surucucu.

Ainda ontem (22), as Forças Armadas também informaram que o Comando Conjunto da Operação Ágata Fronteira Norte registrou o lançamento da carga de número 1.000. Desde o início de junho, a Operação assumiu as responsabilidades da Operação Yanomami que encerrou no mesmo período.

Cada carga pesa 560 kg. (Foto: reprodução/FAB)